FOTO DESTACADA – Panorama dos Campos de Saignon.
Saignon, um povoado com pouco mais de mil habitantes, foi mais uma das charmosas aldeias pelas quais passamos quando voltávamos de Sault para Aix.
Como já estávamos cansados, ficamos em Saignon o tempo necessário para clicar algumas fotos e seguir viagem.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Na foto abaixo destaca-se a torre da Igreja de N. S. de Pitié, também conhecida por Santa Maria de Saignon.
O estilo de arquitetura é o Românico, que predominou na Europa desde o século X a meados do século XII.
Caracteriza-se por paredes espessas, janelas pequenas, arcos redondos, colunas grandes e interior pouco iluminado.
VIA DOMITIA
Esse templo, desde a Idade Média, serve de parada para os peregrinos da própria Provence. Beneficiam-se deste ponto aqueles que se destinam a Roma pela Via Domitia (criada em 118 A.C.), bem como para os peregrinos italianos que se propõem chegar até Compostela.
A Via Domitia foi a primeira estrada romana construída na Gália ( A França, a Bélgica e a Itália que conhecemos) para atingir a Itália e a Espanha através do Sul da França. A via Ligava Nîmes aos Pirineus.
“Contraforte: O que é e como funciona
Contraforte é um termo utilizado na arquitetura para descrever um elemento estrutural que tem a função de reforçar e estabilizar uma parede ou estrutura. Essa técnica foi amplamente utilizada em construções antigas, e mantida até nossos dias. As construções modernas provam esta continuidade, porque a técnica garante segurança e durabilidade nas edificações. Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que é contraforte e como ele funciona na prática.
Podem ser construídos na parte interna ou externa da obra, em pedra, alvenaria ou outro material que dê sustentação. Muros de contenção podem ser fortalecidos com o erguimento de contrafortes.
Para quem aprecia arquitetura, certamente gostará de saber qual a função e os tipos de contaforte clicando aqui. A leitura é atraente e desperta a curiosidade do leitor.
AVISO AOS NAVEGANTES
Interessante salientar que neste mesmo dia outra blogueira brasileira também saiu de Aix, onde reside, e foi para Sault.
Como assino sua newsletter, vi as imagens que postou e achei interessante que os mesmos objetivos chamaram nossa atenção.
Na verdade, fica difícil fugir da mesmice porque os pontos de vista de algumas cidades são os mesmos e Sault não fugiu à regra. Obviamente, as fotos acabam parecendo cópias. Sacamos fotos muito parecidas nos mesmos lugares e por este motivo fiz questão de escrever esta observação.
De volta à Aix, uma passada em um dos cafés da Praça da Prefeitura tornou-se obrigatório.
A cidade parece ser uma doçura.
Passamos por Saignon, mas não paramos. Estava entardecendo e além disso, muito cansados.
Todas as aldeias provençais merecem atenção especial.
Beijocas da miga.
Lindos os campos de lavanda!
Miga, são lindíssimos. As estradas são perfumadas por conta dessas lavandas, do tomilho, dos jasmins, rosas, enfim… a Provence é linda!
Bjks e obrigada pela presença.