IMAGEM DESTACADA: Pousada Los Álamos, onde fica o restaurante.
A PROPRIEDADE ONDE FICA O LA POSTA
Cidade Suíça? Ou ali seria a casa de um dos personagens de desenho animado de Walt Disney? Poderia ser a Casa da Branca de Neve, por que não? Imaginei até um Zangado saindo de trás de uma árvore para nos enxotar do jardim com seu conhecido mau-humor. Ou seria o rancho da Família Cartwright do seriado Bonanza? Nada disso. Estamos em El Calafate, surpreendente cidade da Patagônia Argentina.
De longe, pensamos tratar-se de propriedade particular; mas conforme nos aproximamos, vimos que era um hotel. E por que não dizer, o mais charmoso de El Calafate?
Construído em local tranquilo e em meio a uma pequena floresta, o Hotel Posada Los Álamos destaca-se por tudo: é cercado por terreno gramado e bem cuidado. Um riacho artificial, com pequenos jatos d’água colocados estrategicamente em seu leito, serpenteia pelo terreno e aumenta o barulhinho gostoso e relaxante de água caindo em água. Pássaros espalham seus cantos pelo ar e zumbidos de abelhas rechonchudas e coloridas acariciam flores no jardim. Gramado salpicado pela luz do sol, filtrada por galhos de plátanos, álamos e pinheiros, mancham de dourado esse imenso tapete natural que emoldura a bela propriedade. O que dizer de tudo isso?
O QUE DIZER DO RESTAURANTE?
Atravessamos o jardim e descobrimos um restaurante – La Posta – que não era exclusividade do hotel. Não pestanejamos: com a rapidez de quem furta decidimos onde jantaríamos naquela noite.
À esquerda de quem entra (foto acima), um estar pode servir de apoio ao bar para quem preferir tomar seu drink abraçado pelas almofadas dos macios sofá e poltronas.
Forros de pele (carneiros e ovelhas) nos bancos que cercam o bar (abaixo), chamam atenção pela originalidade e ficam um charme no ambiente.
No restaurante, meu fiel escudeiro e companheirão de viagens escolhe seu vinho. O ambiente é climatizado e totalmente dominado pela cor vermelha – pormenor que proporciona um pouco mais de calor ao salão e aguça o apetite, segundo pesquisadores.
Janelas com vista panorâmica trazem o verdor da natureza para o salão decorado com cores quentes. Sublime contraste!
Em nossos pratos, carnes da melhor qualidade (especialidade do La Posta) cercadas por legumes bem temperados conferiram sabor especial aos pratos.
No prato de meu fiel escudeiro (acima), o Assado Bovino acompanhado por Shiitakes Grelhados em leito de Purê de Abóbora estavam excelentes
No Filé Mignon, o toque delicado de um ramo de lavanda decora o prato. Uma Salada de Frutas (abaixo) e um creme de framboesas encerrou nosso jantar prá lá de especial.
Ao sairmos do restaurante fomos contemplados com esse cenário fantástico que a natureza nos preparou para encerrar nosso dia.
À noite, potentes refletores realçam a paisagem e contribuem para o equilíbrio criado na decoração do interior do restaurante – exemplo de quando a arte de iluminar deixa de ser apenas decorativa e passa a ser necessidade.
DOIS ANOS DEPOIS…
voltei acompanhada por familiares. Motivo: a primeira comemoração antecipada do aniversário de minha sobrinha Samantha P. B. G., que ocorreria 9 dias depois.
Como minha família ainda não conhecia a cidade, fomos caminhando a passos de cágado apreciando tudo como se fosse um mineiro que pela primeira vez vê o mar.
Minha cunhada é mineira, não estava diante do mar, mas foi como se estivesse. Aliás, todos estávamos diante de um mar de gramas verdinhas, respingadas aqui e ali pela luz do Sol, tal qual as vimos dois anos antes.
Somos conscientes da mutação do Universo e de que essas mudanças acontecem em grandes e pequeníssimas proporções – visíveis e invisíveis. Mas, às vezes, só nos damos conta dessas mudanças quando nos afastamos de algum lugar e retornamos algum tempo depois.
Como revisitamos El Calafate em final de março, as lavandas – flores que mais enfeitam a cidade e se desenvolvem em moitas de tamanhos extraordinários – já haviam perdido seu principal atrativo: as cores.
Mas como El Calafate não se resume em lavandas, revimos o que já conhecíamos com a mesma atenção de quem a visita pela primeira vez.
É tudo muito lindo… A propriedade é muito bem cuidada; dá gosto parar e admirá-la ou passear por esse pequeno bosque bem tratado. Absorver ar puro, deixar-se pegar pelos ralos raios de Sol que espiam por entre galhos de árvores, perfumar-se no que restou das lavandas em um rápido e delicado toque.
Essa é também a El Calafate que, intimamente, chamo de minha.
Este trecho da rua é ocupado em ambos os lados pelas dependências do hotel (foto acima)
LA POSTA
Nosso jantar começou com uma cesta de pães crocantes de diversos sabores. Se uros, já eram deliciosos… imagine-os lambuzados por um queijinho branco cremosíssimo e bem temperado…
Meu irmão abraçou-se com um Ojo Carta LP. Nada a ver com música, mas com sabor diferenciado que lhe agradou: Paca com Risoto de Quinoa e Beterraba. Meu mano é muuuiiito mais exótico que eu em seu paladar. Já comi até sucuri acebolada no Escondidinho, um restaurante próximo da Praça XV aqui no Rio… Agora, paca…, sei não.
SOBREMESAS
Acho que Zeus morreria de inveja. Duvido que no Olimpo ele saboreasse um Creme Brûllée Ao Molho de Frutas Vermelhas como o que eu pedi.
Minha sobrinha, a aniversariante, que havia pedido o prato mais simples do cardápio – um Bife à Milanesa Com Purê de Batatas – acabou compartilhando sua Sopa Tibia de Choco com Sorvete – arrasou!
As comemorações desse aniversário não pararam por aí! Em Buenos Aires almoçamos em um quintal prá lá de animado: o Gran Paraíso, em Caminito.
Tivemos dias maravilhosos na Argentina, país que amo de paixão. Sem esquecer de agradecer ao Deus em que acredito, diariamente, por esses momentos lindos.
Ótimas fotos e texto leve e direto. Esse restaurante deve ser realmente maravilhoso! Gostei!
Olá, amigo! Bom dia! Que bom ler seu comentário. Seja sempre bem-vindo. O restaurante assemelha-se a um pavilhão de caça desses que vemos em filmes.É sensacional! O lugar é maravilhoso, enfim… El Calafate é uma grata surpresa em tudo. Bjks e obrigada. Volte sempre!
Marcelo, o acompanhamento do prato de nosso amigo é uma boa sugestão. Repare! Bjks.
UAU!!!Que texto! rs
O Hotel é conhecido e seu texto não exagera. Ele é isso tudo realmente. Não fiz nenhuma refeição aí, mas pelas suas fotos parece muito apetitoso.
E que presente da Natureza prá fechar o dia, hein! Sua última foto arrasou.
Bjs!
Angelazinha, bom dia! Amiga, ainda bem que você conhece o lugar e, como bem disse, não exagerei. Pretendemos voltar a El Calafate para fazer os passeios que você fez (futuras postagens). Obrigada por seu comentário, sempre bem-vindo. Bjks.
Olá! Que local encantador, realmente parece saído de um conto de fadas e além de tudo ainda contém um restaurante pra lá de charmoso, com o aconchego de almofadas quentinhas de pele de carneiros. Amei.
Rosinha, esse jantar foi muito especial: o restaurante, a localização, noite fria – e não podia ser diferente, claro – e aquele presente da saída. Foi muito bom. Obrigada por seu comentário. Bjks.