PORTUGAL . LISBOA . ELEVADOR DE SANTA JUSTA . Onde Fica? Como Funciona? Por Que Demora Tanto Prá Subir?

O ELEVADOR DE SANTA JUSTA

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

O Elevador de Santa Justa, considerado uma obra desafiadora para a época, foi inaugurado em 10 de julho de 1902 sob forte chuva. Sua estrutura é de ferro fundido e seu estilo arquitetônico é o neogótico.

IMAGEM DESTACADA: Parte do Centro de Lisboa visto da varanda do Elevador de Santa Justa.

Ele percorre uma distância de 30 metros desde sua base (rua do Ouro e rua do Carmo) até a primeira varanda no piso do Largo do Carmo. A partir daí, há mais dois pontos de vista acessíveis por uma escada caracol que requer muita atenção em seu uso. Confesso que iniciei a subida para mais um nível, mas desisti devido à dificuldade em posicionar o pé no degrau – todo cuidado é pouco porque a escada é muito estreita e perigosa.

Consideraram esta obra um desacato, devido aos desníveis a serem vencidos. Isto porque, incluíram a construção de uma ponte (passarela) que leva os passageiros do piso superior em direção ao Largo do Carmo.

ONDE ADQUIRIR OS BILHETES

Compramos os bilhetes com o cabineiro, no próprio elevador. Informações a respeito do preço da passagem, de horários de funcionamento do elevador no Verão e no Inverno, e de todos os meios de transporte de Lisboa, clique aqui.

UM SOBE E DESCE DIFERENTE…

A espera pode demorar muito em dia de movimento pelo seguinte: são dois elevadores bem espaçosos, mas que funcionam de acordo com a vontade do cabineiro. Explico: um deles sobe cheio e fica aguardando até que um número razoável de passageiros queira descer, para depois então retornar ao térreo. Vazio, o elevador não desce.

 

ENQUANTO ISSO,

a turma que está no térreo, esperando para subir, fica no aguardo que este elevador desça (cheio ou não, dependendo da vontade do cabineiro), para então embarcar no elevador ao la-do! – e que fica parado e vazio -, mas cuja porta o cabineiro não abre enquanto o vizinho não descer.

RESUMINDO A ÓPERA:

a subida vai depender da decisão do cabineiro do elevador que está lá cima na varanda.  Enquanto ele não desce, o elevador que está vazio no térreo não sobe. Deu prá entender? Nada a ver um com o outro, mas ao mesmo tempo tudo a ver. Funcionamento complicado. Muito complicado. E enquanto isso… a fila vai crescendo e dá-lhe de esperar. Mais fácil você acessar a varanda  do elevador pela Praça do Carmo.

 

Elevador de Santa Justa.
Dois elevadores funcionam lado a lado, mas o método empregado para transportar os passageiros não é usual. Vai entender…

 

 

Interior do elevador onde se vê a máquina de compostagem dos bilhetes.
Interior do elevador onde se vê a máquina de compostagem dos bilhetes.

 

Interior do Elevador de Santa Justa.
Chegada ao piso superior. Observe que o número de passageiros que aguarda o elevador para descer, é mínimo. Até enchê-lo para que possa descer, demora! Enquanto isso…, o elevador  que está lá em baixo está parado e vazio, e nem a porta pantográfica abre.

ABAIXO
A primeira varanda do Elevador de Santa Justa, de onde podemos admirar estes postais, também poderá ser acessada pelo Largo do Carmo.

Vista do Centro de Lisboa, da varanda do Elevador de Santa Justa.
A vista da varanda valeU a espera. Principalmente em um dia igual a esse.

 

Centro de Lisboa visto da varanda do Elevador de Sta Justa.
Vista parcial da minha querida e adorável Lisboa. Amo tudo nesta cidade – até o método de espera do Elevador de Santa Justa!

 

Castelo São Jorge visto da varanda do Elevador de Sta Justa.
Em frente e no alto, o Castelo São Jorge.

 

O Estilo Neogótico do Elevador de Santa Justa.
O Estilo Neogótico do Elevador de Santa Justa.

 

Rua do Carmo vista da passarela que liga o elevador de Sta Justa ao Largo do Carmo.
Rua do Carmo vista da passarela que liga o elevador de Sta Justa ao Largo do Carmo.

 

Adoro Portugal, mesmo com seus desarranjos. “Faz parte”.

 

Um comentário em “PORTUGAL . LISBOA . ELEVADOR DE SANTA JUSTA . Onde Fica? Como Funciona? Por Que Demora Tanto Prá Subir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *