O LARGO DO CARMO atrai visitantes tanto de dia quanto de noite, devido não apenas ao ponto turístico de destaque, bem como por emoldurado por bons restaurantes.
É pelo Largo do Carmo, no Chiado, que acessamos o Museu Arqueológico do Convento do Carmo, construído no século XIV, e a varanda do Elevador de Santa Justa, de onde se vislumbra bela vista de Lisboa.
IMAGEM DESTACADA: Chafariz do Carmo e Entrada do Museu Arqueológico do Convento do Carmo.
MAPA: Amplie o mapa acima, e veja como estes pontos turísticos estão próximos uns dos outros.
COMO CHEGAR
Acesse-o a pé caminhando pela rua Garrett – a que fica em frente ao Armazéns do Chiado – e, logo após, a Calçada do Sacramento. Na verdade, trata-se de uma ladeira no final da qual está o Largo do Carmo.
Outra opção é subir pelo Elevador de Santa Justa e seguir em frente. Não há erro porque, obrigatoriamente, você sairá na praça.
No Largo, destaca-se o Carmo Restaurante e Bar, já comentado, além de outros estabelecimentos onde se pode saborear um simples café. Bata um papo para comentar o que viu, o que gostou ou não nesta caminhada, e descanse. Caso esteja sozinho, converse consigo mesmo…
Gostei de ter sentado em um dos bancos da praça, e me ter deixado levar pela tranquilidade daquele canto adorável de Lisboa. Gostei mais ainda, algum tempo depois, de ter passado no Carmo Restaurante, claro, e ter me deliciado com bons pratos da culinária portuguesa.
O Chafariz do Carmo, datado de 1771, é alimentado pelo Aqueduto das Águas Livres. É por intermédio da Galeria do Loreto que este aqueduto distribui água aos chafarizes da cidade e a alguns estabelecimentos públicos.
“O pior naufrágio é não partir.”
Tão lindo, parece que lá o tempo está a descansar, pena que já tenham vândalos pichadores que emporcalharam o chafariz.
Infelizmente, essa é a realidade: o que representa um chafariz diante da destruição do planeta pelo “ser” dito humano?
Abraços e obrigada pelo pitaco.