PERU. LIMA. Central Restaurante – Considerado o Melhor da América do Sul.

 

AS APARÊNCIAS ENGANAM
Novamente me deixei ludibriar pela arquitetura “clean” da fachada do Central Restaurante, cuja porta remeteu-me de imediato ao ano de 1988 quando visitei o Templo de Ísis, localizado na Ilha de Philae.
IMAGEM DESTACADA: Uma das jóias do Central.

 

O PORTAL ENIGMÁTICO DO CENTRAL

 


Já devíamos saber que assim que transpuséssemos aquele imenso pórtico, alcançaríamos mais uma filial do Paraíso ao qual pertence a saborosa, colorida e exótica culinária peruana.
Muitos restaurantes de Lima são assim: arquitetura minimalista por fora, mas, por dentro, templos sofisticados onde reinam, absolutos, famosos chefes.

A maneira como o peruano lida com a apresentação de seus pratos é, literalmente, teatral e cinematográfica.  Projeções sobre as mesas é o exemplo do IK, que as desliga logo que tenha início o primeiro ato: a chegada das entradas à mesa do comensal.
Pedras quentes sobre um sousplat de cerâmica ladeiam algumas iguarias servidas no Central, a fim de mantê-las quentes.

A rudeza de pedras contrasta com delicadas delícias para as quais servem de suporte, e…

 

... belíssimas guirlandas levam-nos a comê-las com os olhos, antes mesmo de levá-las à boca.
… belíssimas guirlandas levam-nos a comê-las com os olhos, antes mesmo de levá-las à boca.

 

 

A utilização de materiais simples no serviço, somados à sofisticada apresentação dos pratos, fazem toda a diferença quando ambos são bem empregados. E essa combinação  não depende de vontade, mas de conhecimento; e isso, o peruano tem de sobra quando o assunto é comer bem.

É como se o alimento fosse o mais precioso dos minerais e por isso é preciso lapidá-lo com muita atenção e carinho.
Além disso, como são muitas as filiais do Éden em Lima, a concorrência pressiona e cada chef acaba levando o inimaginável em termos de arte para seu prato. A culinária peruana é cuidadosa e riquíssima em detalhes.

 

A cozinha é visível de onde quer que você esteja.

 

Puro requinte para quem está atento: as cores dos pães redondos  combinam com as manchas do corte da pedra, e o Pão de Folha de Coca combina com o verde do patê que lhes serve de complemento.

 

Pão de Folha de Coca. Valeu tê-lo experimentado. O pãozinho menor, sim; era bem saboroso.
Pão de Folha de Coca. Valeu tê-lo experimentado. O pãozinho menor da foto acima, sim; era bem saboroso.

 

 

 

 

No segundo andar fica o bar. O restaurante conta com horta e mantém chocolates armazenados em caixa de madeira especial a fim de conservar seus sabores.
Além disso, a água que é servida aos comensais recebe tratamento no próprio restaurante.

O que dizer do Central, que já foi considerado o melhor da América Latina?

“Onde quer que nos encontremos, são os nossos amigos que constituem o nosso mundo.” – William James

 

5 comentários em “PERU. LIMA. Central Restaurante – Considerado o Melhor da América do Sul.

  1. Oi, Marilia! Tudo bem?

    Não tinha como eu não comentar. Almocei no Central naquela viagem e foi memorável. Saí até meio tonto, tanto que tive que sentar no banco da praça. Hahahahaha! Minha experiência foi incrível, tanto o chef Virgílio quanto sua mulher, Pía, estavam na cozinha. Entre o segundo e o terceiro pratos, me trouxeram um caldo de polvo, cortesia do chef (acho que só eu que recebi, pois não vi mais ninguém com o copinho na mesa). E no final, me deram um livro todo artesanal com folhas, ervas, raízes, flores e até algas secas nas páginas. Fiquei besta!
    Vou pra Cidade do México no mês que vem e vou parar em Lima para conhecer o novo restaurante da Pía: Kjolle, que funciona no andar de cima do Central na nova casa em Barranco. Depois te conto!

    Um abraço,

    Alexandre.

    1. Alexandre!
      Adoro seus comentários. Realmente, esse restaurante bate um bolão. Anteontem disse a meu fiel escudeiro que gostaria de voltar a Lima só para conhecer outros restaurantes.
      O “mimo” que você recebeu também aconteceu conosco. E você não sabe: permitiram-me ser fotografada na cozinha e Pia estava lá.
      Segunda próxima estamos saindo para a Holanda, Bélgica – só um passeio a Bruges porque maridão não conhece nada de lá -, França e… já prá casa!
      Também tenho vontade de conhecer o México. Aproveite bastante nessa viagem! Estarei aguardando seus comentários.
      Abraço e gratidão da Marilia.

      1. Que maravilha! Você tinha comentado que estava pesquisando hotéis. E vai ser numa época tão bonita: o inverno já passou e os jardins estarão todos floridos. A Holanda então! Aproveitem muito e façam uma ótima viagem! Depois conte tudo aqui!

        Um abraço!

  2. Olá, boa noite!
    Realmente, o restaurante é espetacular. Vale muito à pena, para quem gosta de comer, ir a Lima e fazer um tour pelos restaurantes.
    Grata por seu comentário. Seja sempre bem-vinda.
    Abraço da Marilia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *