EL CALAFATE é o ponto de partida para quem deseja caminhar no GLACIAR PERITO MORENO e muito mais do que você possa imaginar.
IMAGEM DESTACADA – rua Gobernador Moyano.
1 – BATEU O DESÂNIMO…
Não posso dizer que meu companheiro de viagem estava eufórico para encarar uma caminhada no Perito Moreno, mas eu estava animada. Aconteceu, que encontramos um jovem de seus trinta e poucos anos no passeio que fizemos ao Lago Escondido, em Ushuaia, e batemos um papo a respeito desta caminhada… Foi aí que o programa começou a ficar mais frio que Ushuaia.
O jovem, recém chegado de El Calafate, havia feito essa aventura e nos contou que é uma estirada de duas horas na geleira, e o movimento que tem que se fazer com as pernas é semelhante ao de quem sobe escadas.
Quando ele pronunciou a palavra “escadas”, esmirramos como as figuras que vemos murchar repentinamente em um desenho animado e desistimos do passeio. Éramos o próprio Hardy: “Oh, vida!…Oh, azar!…”
2 – …E O ARREPENDIMENTO.
Não vou negar que perdemos uma oportunidade e tanto de sentir aquela que seria uma das maiores emoções de nossas vidas, mas levamos em consideração o seguinte: partiu geleira, não poderíamos mais voltar. E aí? Quem sabe, mais velhos, não chegaríamos lá? E foi bom falar em velhice, porque há operadoras de turismo que limitam idade para esse passeio, o que piorou muito nossa condição.
E nós, que também estávamos ansiando por uma bela caminhada em solo firme, fizemos um reconhecimento de terreno em El Calafate que valeu demais!
Mas, agora…, passados quatro anos…, lamento o leite que deixamos derramar. “Zé fini!” Já andei enviando mensagens para algumas empresas turísticas de El Calafate, porém… não nos permitem mais fazer a caminhada na geleira, mesmo com 73 e 81 anos bem dispostos, coisa e tal, mas… não-póde.
3 – O QUE VER?
A principal artéria chama-se Avenida del Libertador General San Martin, bem movimentada ao cair da noite. Durante o dia os viajantes estão distribuídos pelos mais diversos pontos turísticos que cercam a cidade e é à noite que começa o fervo.

4 – OS JARDINS DO HOTEL POUSADA LOS ÁLAMOS
Nas fotos abaixo vê-se um lado da rua que o hotel 5 estrelas ocupa. Em frente, ficam outros prédios. É espetacular!
À noite, jantamos no restaurante La Posta, do hotel, para comemorarmos o aniversário de minha sobrinha. O salão é tão cinematográfico quanto tudo que o está a seu redor, e um projeto de iluminação muito bem elaborado torna-o ainda mais Holywoodiano.






5 – O QUE SE DESCOBRE EM EL CALAFATE
Caminhar pelas ruas adjacentes à avenida principal é uma grata surpresa. Você descobre um restaurante bem transado e escondidinho em um lugar, descobre uma pousada simpática em outro, lojas de chocolates, roupas, boutiques, hotéis. El Calafate lhe reserva muitas surpresas agradáveis – basta bater pernas.

6 – A MINHA EL CALAFATE
A parte central da cidade parece um tabuleiro de xadrez e por isso é muito fácil caminhar por El Calafate e descobrir onde as corujas dormem. Há comércio interessante nas paralelas e perpendiculares que nada devem aos da avenida principal.
El Calafate é muito mais do que um ponto de partida para você curtir geleiras, estâncias e passar pela experiência de trafegar em um 4×4. Trata-se de uma cidade completa para você conquistar e depois chamar de sua.