O Rancho Açoriano, no Ribeirão da Ilha, é uma das pontas daquele triângulo de restaurantes de difícil escolha citado em outra postagem.
Mas, como sei que você não se dará ao trabalho de procurá-los, repetirei o nome dos outros dois restaurantes para que você não tenha trabalho. São eles: Ostradamus e Porto do Contrato. Esses três dominam o Ribeirão da Ilha e não tem prá mais ninguém em minha modesta opinião.
IMAGEM DESTACADA – Fachada do Restaurante.
1 – COMO CHEGAR ao RIBEIRÃO DA ILHA
Já foi dito e repetido aqui no blog como você poderá chegar ao Ribeirão da Ilha, mas não custa escrever novamente. Vamos lá:
1.1 – DE CARRO – Do Centro de Florianópolis, pegar a SC-405 que passa pelo bairro chamado Rio Tavares. Este é o caminho. Basta seguir em frente observando as indicações das placas para o Campeche/Armação/Pântano do Sul/Ribeirão. Não tem erro.
1.2 – DE ÔNIBUS – Há duas paradas de ônibus no centro de Florianópolis, próximos à Praça XV. Os ônibus de números 561 e 4124 (o amarelinho) passam pelo Ribeirão. O ponto final é na Caieira da Barra do Sul. Portanto, condução você terá passando pela porta do restaurante.
Em caso de dúvidas clique aqui e consulte o site das empresas de ônibus de Florianópolis. Mais informações obtenha aqui.
1.1 – PARA QUEM CHEGA EM CONDUÇÃO PRÓPRIA
Foi a primeira vez que estive no Rancho Açoriano e fiquei fã. O estacionamento é amplo e fica bem em frente ao restaurante. E o melhor da jogada é que há um funcionário organizando a ocupação das vagas.
No restaurante, além da amplidão dos salões térreo e jirau, o Rancho Açoriano também adotou a idéia do deck e estendeu seu espaço para quem desejar fazer parte da bela paisagem – mar…, céu…, sol…, pipilar de gaivotas…, barulhinho de onda quebrando na beira do mar…



A decoração é descontraída e combina com beira de praia porque deixa todos muito à vontade. Os garçons são atentos e simpáticos, a comida é excelente e a recepção do proprietário – Ói, ói, ó! – fazem parte das especialidades da casa.
2 – UM POUCO DE HISTÓRIA
A idéia de os restaurantes contarem um pouco de sua trajetória nas primeiras páginas do cardápio é uma feliz idéia. Lembra-me álbum de retratos em que fotos mostram como éramos quando crianças e como fomos ficando com o passar dos anos. E o Rancho Açoriano, tal qual uma pessoa que fica mais bela quando envelhece, não fugiu a essa regra. A comparação pode lhe parecer um tanto inadequada, mas faz sentido quando você se inteirar de sua história.














Em 21 de setembro de 2015, uma segunda-feira, estávamos novamente curtindo as delícias do Rancho em companhia dos familiares em nossa mesa predileta – junto à janela e próxima ao mar.





Fui rapidamente a Florianópolis resolver pendências, mas mesmo assim não deixei de “dar um cheiro” no Ribeirão – lugar onde ficou parte de meu coração desde que o vi pela primeira vez.
É olhando para aquele mar preguiçoso – mar sem a menor pressa para lamber a beira da praia ou quebrar suas pequenas ondas – que me abasteço de tranquilidade e me encho de energia. Ir à Florianópolis e voltar ao Rio sem ver meu amado bairro… não dá.
ENDEREÇOS
1 – COQUEIROS – PRAIA DE ITAGUAÇU: De 2ª a sábado de 11.30 às 23.30 h.
Domingo: De 11.30 às 16.30 h.
2 – RIBEIRÃO DA ILHA – Rua Baldicero Filomeno, 5634
De 4ª à sábado e às 2ª, de 11.30 h às 23.00 h.
Domingo funciona de 11.30 h às 16.30 h.
Fechado na 3ª feira.
Telefone reservas: (48) 3337-0848.
CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO,O RESTAURANTE É MUITO
BOM ;O LOCAL É LINDO E O TEU COMENTÁRIO ;E ;OTIMO. AFINA COM O MEU.
Primana! Que satisfação tê-la aqui comigo. Bjks. Obrigada pelo “alô”.
Que maravilha! Deu água na boca!
Olá, Marcelo! Que bom vê-lo por aqui! Muito obrigada pelo carinho.
Pois é, o Rancho Açoriano é um Paraíso inserido em outro – o meu amado Ribeirão da Ilha.
Essa festa, incluindo bebidas tais como água, sucos e refrigerantes saiu na média de R$100,00 por pessoa.
Isso, sem falar no ambiente e na localização do restaurante, na beirinha da praia. Prá que mais?
É um baita fiu-fiu.
Beijocas da amiga Marilia.