SANTO ANTONIO DE LISBOA
MUDANÇA DE RUMO
O Sul da Ilha de Santa Catarina – Campeche, Armação do Pântano do Sul, Pântano do Sul, Ribeirão da Ilha e Caieira da Barra do Sul – ficou para trás e agora estamos rumando para o Norte, mas fazendo questão de passar por Santo Antonio de Lisboa, ao noroeste da ilha, outro bairro colonizado pelos açorianos.
LOCALIZAÇÃO: Noroeste da Ilha de Santa Catarina, a 12 km do Centro da cidade pela SC-401 em direção ao Norte da Ilha.
FOTO EM DESTAQUE: Praia de Sto Antonio de Lisboa.
COMO CHEGAR
Do Centro de Florianópolis siga pela Avenida Beira-Mar Norte. Concentre-se em três pontos de referência que você encontrará bem mais adiante após passar por baixo da Ponte Hercílio Luz: o Prédio da Polícia Federal, que não há como passar despercebido, o supermercado Angeloni, que também chama bastante atenção, e o Teatro do SIC. Este, fica um pouco recuado, mas está próximo ao viaduto que você terá que subir. Para quem não conhece, não me importo com chover no molhado: neste sentido de tráfego todas essas edificações estão à direita porque à esquerda está o mar.
Procure trafegar na pista do meio, porque logo após passar o supermercado você verá placas indicativas para o Norte da Ilha (Daniela, Jurerê, Canasvieiras, Ingleses e Costão do Santinho).
FALTA POUCO PARA ALCANÇAR A SC-401!
Basta subir o viaduto, porque, ao descê-lo, você já estará na Avenida da Saudade, que constitui uma das pontas da SC-401.
Como esta avenida não é extensa, vá ganhando sua esquerda porque no final, em frente ao cemitério, é isso que você terá que fazer: dobrar à “esquerda, volver!”
Siga em frente até encontrar indicações para Santo Antonio de Lisboa. Fácil assim. Você passará por um Shopping chamado Floripa Shopping (excelente), pelo prédio da redação do Diário Catarinense, pelo Centro Administrativo, e pela entrada de quem vai para o Cacupé – outro bairro em frente ao mar. Passe por tudo isso e continue a seguir em frente, sem medo de ser feliz.
ATENÇÃO AQUI!
No final de Avenida da Saudade, virando à direita, você alcançará a Lagoa da Conceição, a Praia Mole, a Praia da Joaquina, a Barra da Lagoa. Antes de chegar à Lagoa você verá placas indicativas para o sul da ilha (Campeche, Armação, Ribeirão etc.), mas essa já é outra história que ficará pra mais tarde.
SANTO ANTONIO DE LISBOA
Trata-se de um bairro de personalidade semelhante ao Ribeirão da Ilha por conta de sua origem. Quem resume a História do bairro com riqueza de detalhes é o autor do Guia Floripa. (clique aqui).
A Freguesia de Santo Antonio de Lisboa, batizada com o nome de Nossa Senhora das Necessidades da Praia Comprida, inclui os bairros de Sambaqui, Barra do Sambaqui e Cacupé.
NO VERÃO…
Esta tranquilidade fica abalada em época de alta temporada (Verão), mas volta ao seu normal assim que este movimento nervoso termina. Bairros tradicionais como os citados acima atraem turistas o ano inteiro por conta de sua originalidade, artesanato e, sobretudo, gastronomia. Fora da temporada a tranquilidade de Santo Antonio é um convite ao relaxamento.
Para entrarmos neste clima, basta olharmos os barcos ancorados próximos da praia, que quase não se mexem sobre o mar sonolento. Todos flutuam como que adormecidos, embalados pelo movimento suave da água. Somando-se este mar com o casario muito bem conservado do século XVIII, o postal é perfeito.
Heverson clicou o fim de tarde em Santo Antonio de Lisboa no dia de hoje. Este momento registrado por sua máquina fotográfica em fração de segundos, nunca mais voltará. Esta é a magia das fotos: em um clique, a pessoa registra um momento que apenas seus olhos viram. Mesmo porque, se alguém estiver a seu lado, o ângulo será diferente e a foto será outra. Portanto, chega de papo e deleitem-se com a foto do HEVERSON SANTOS, a quem agradeço penhorada pelas atenção e gentileza.
Como está dito: Santo Antonio dispensa definições. O Brasil é realmente lindo e nem tem como imaginar os recantos de tanta formosura.
Rosa, nosso Brasil é liiinnndo! Bjks e obrigada por sua passagem aqui no blog. Como sempre.