1 – O ESPETACULAR CAFÉ COLONIAL DO TIROLEZ
“Quem vê cara não vê coração”. É verdade!… A fachada do Café Colonial do Tirolez é simples demais para o conteúdo oferecido nos salões. O menos avisado pode passar pela estrada, olhar…, não dar nada pela casa e acaba perdendo uma das filiais do Paraíso! Duvida? Vá e confira.
IMAGEM DESTACADA – A Fachada do Café Colonial do Tirolez.
1.1 – COMO CHEGAR
Há 25 anos o Café está às margens da BR-101 em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal. Aliás, os policiais devem passar muuuiiito bem, porque basta atravessar a rodovia para desfrutar de todas essas delícias sem dar bola pro pecado da gula.
1.1.1 – SAINDO DE FLORIANÓPOLIS
e trafegando para no norte, o Tirolez fica antes de Camboriú.
Fecha às sextas-feiras. Nos demais dias da semana, fica aberto de 9.00 às 21.00 horas e no horário de Verão, de 8.00 às 22.00 horas. Aceita reservas para eventos; basta ligar para (47) 3368-2556 e combinar.

2 – E AGORA? POR ONDE COMEÇAREI A COMER?
Para não esticar muito a conversa, clique aqui e dê uma olhada no site do Café ou pense no que vou lhe dizer: é tanta comida, que você não sabe de que lado vai começar a atacar. Portanto, comece comendo com os olhos. E há um detalhe importante: os pães são de fabricação própria (trigo, centeio, milho).
3 – TORTAS COM AQUELE CREMINHO DE QUE TODO ALEMÃO GOSTA…
As tortas doces – a de nozes é divina – são de diversos sabores (limão, queijo e, claro, a alemã!…), são beeem cremosas. o motivo é o seguinte: alemão que se preza adora um creminho. Não posso garantir, mas acho que a única torta que não leva creme é a de maçã, por ser diet. E lhe digo com toda certeza: se você não souber que a torta não contém açúcar, não vai saber que é diet porque não há diferença no sabor – é maravilhosa!
A variedade de embutidos e queijos é enorme, bem como a quantidade de geleias, mel e manteiga de boa qualidade para você saborear com “doratas” ou biscoitos doces e salgados. Assim mesmo, pronunciadas com um R só, com D em lugar de T e T substituindo o D, como pronunciava uma de minhas saudosas tias de nome Erna.



3.1 – AFINAL, O QUE É CUCA?
Trata-se de uma especialidade da culinária alemã. Em seu formato original, é um bolo doce coberto com uma farofa à base de muita manteiga. Não sou fã de cuca, mas os apreciadores da família são minha cunhada, sobrinha e irmão. Vez ou outra como um naco de cuca.
Na foto acima, cada uma foi acondicionada em embalagens de alumínio porque fica bem mais prático para quem quiser levá-las para casa.
Outros biscoitinhos lindos, mas sem graça, são esses que você vê aqui em cima. As pinturas dão um aspecto lindo ao biscoito, mas quando você morde… constata que a aparência nada tem a ver com o gosto.
Ah! E quase ia me esquecendo: leite, café, chocolate, chás e sucos estão no buffet; e o suco de uva, é produto da casa.


Os produtos são frescos, o ambiente é sempre acolhedor e o atendimento é simpático e rápido.
Para quem já o conhece, não há como passar em frente ao Café Colonial do Tirolez e não parar. Mais difícil é você prometer a si mesmo que tomará “só um cafezinho”. É ruuuim!…
Conheço bem café colonial do sul do Brasil, não tem igual, não se sabe por onde começar e muito menos por onde terminar. É bom por demais.
Rosinha, este Café Colonial é maravilhoso. Tudo feito com muito capricho e atendimento muito gentil e simpático. Sempre que viajamos para o norte do Estado, na volta para Florianópolis não deixamos de parar no Tirolez. Meu irmão não abre mão por conta das cucas. Ele aproveita a oportunidade e logo compra duas ou três. Indico sem restrições. Obrigada pelo pitaco.