FRANÇA . PROVENCE . GORDES . Provençal, Mas Com Estrutura de Cidade Grande.

IMAGEM DESTACADA – Gordes, vista da estrada de acesso à cidade.

COMO CHEGAR

Não sendo de automóvel você poderá contar com uma linha de ônibus, o 22, que sai de Avignon em direção a Gordes. Há opção de sair de Avignon e viajar até Cavaillon em TGV e de lá prosseguir de ônibus. O tempo de viagem ultrapassa duas horas, enquanto que de carro você vai em 40 minutos saindo de Aix-en-Provence.

PARTINDO DE AIX-EN-PROVENCE

há um ônibus que sai de hora em hora para Cavaillon. De lá há duas linhas que partem para Gordes: a linha 15.3 – Transdev South East , 5 vezes ao dia, e a CG-84, apenas 3 vezes ao dia! Como GORDES está pertinho de Cavaillon (são apenas 18 km), um taxi seria uma opção.
Tire sua dúvida clicando aqui  e estude qual a melhor opção.

NOSSO ROTEIRO deste dia: Aix-En-Provence / Oppède-Le-Vieux / Gordes / Coustellet / Lourmarin.

 

VISITA À GORDES

Mesmo com alguma dificuldade para chegar à Gordes, não sendo por conta própria, certamente essa visita valerá à pena.
A cidade figura entre as mais bonitas da França devido a seu rico patrimônio. São duas abadias – uma delas a famosa Senanque -, o castelo que você vê na foto, localizado bem no Centro decidade, cabanas de pedra sem qualquer rejunte, moinhos de água e vento, belas fontes, e muito mais.

GORDES

é bem estruturada. Para que tenha idéia, conta com hospital, polícia, templos religiosos, biblioteca, colégios, clubes, serviço de Correios e Bancos.
Os padrões para construção são rigorosos: todos deverão empregar a pedra, normalmente sem rejuntes, e telha canal nos tetos. Esse padrão é respeitado mesmo em construções agrícolas.

FEIRAS

são atrações turísticas na Provence e por isso Anaté as incluiu em nosso roteiro. As feiras provençais são completas porque vendem de tudo um pouco, como segue: roupas de cama, mesa, banho, vestuário, sapatos, artigos para decoração, condimentos, azeites, queijos, embutidos, artigos de perfumaria e, evidentemente, legumes, frutas, verduras…

Muitos artigos são provenientes de fábricas. O modelo de uma tolha de mesa que você achou lindo e comprou com receio de não vê-lo mais, com certeza você o encontrará em outras feiras ou no comércio. Mesmo assim não se decepcione porque tudo na Provence é lindo e o que você comprar valerá à pena.

 

Gordes.
O castelo renascentista abriga a Câmara Municipal

 

Gordes.
Roupas de mesa e vestuário misturam-se ao perfume de sabonetes, óleos essenciais, azeites e queijos. Tudo combina em se tratando de Provence.

 

Gordes.
Feira em Gordes. Impossível sair de mão abanando. Os embutidos exalam tanto aroma, que chega-se facilmente até eles como fazem os cachorros: pelo faro.

 

Gordes.
O esmero com que as barracas são arrumadas chamam ainda mais atenção. Resistir? Quem há de?

 

Gordes.
Felizmente estamos em Era Digital e nossas máquinas não precisam mais serem municiadas com filmes. Caso contrário eu precisaria carregar toneladas daqueles rolinhos.

 

Gordes. Sul da França.
Importante salientar que ao caminharmos pelas ruas estreitas das cidades provençais, temos sob nossos pés centenas de anos de História.

 

Vista parcial de Gordes.
Vista parcial dos campos de Gordes.

 

Gordes.
Rua de Gordes.

 

Rua de Gordes.
Rua de Gordes.

 

Rua de Gordes.
Parreiras, oliveiras e cerejeiras também servem para fazer sombra. Que bom poder desfrutar desse presente que a Natureza oferece, sem a preocupação de ficar sem os frutos.

AS PORTAS FORTIFICADAS

Uma das atrações de Gordes é a PORTE de SAVOIE.
“Desde o Século XIV Gordes se colocou ao abrigo de muralhas. Existiam várias portas fortificadas que guardavam cada acesso á cidade. De todas, a Porta de Savoie e o Portal de Costubague resistiram ao tempo.

Uma grade e um portão de madeira fechavam a passagem. Eram quase sempre os campesinos que deviam reparar as portas, portões e muralhas, e fechar os acessos à chave.

POR QUE PORTA de SAVOIE?

O nome tão curioso e muito antigo de Porta de Savoie faz menção à Beatriz de Savoie, Condessa de Forcalquier.
No Século XIII a nobre senhora se recusou a reconhecer a suserania (direito de comandar) francesa e armou-se contra seu genro Charles 1º d’Anjour, irmão de São Luiz. 

Os Simiane estavam presos na Maison de Forcalquier e isso explica o porquê de, por volta de 1250, terem empilhado as armas de Savoie sobre a principal porta da cidade.
Os bonitos brasões (colocados no alto desta parede) são um testemunho, provavelmente único, desse episódio da longa história de Independência Provençal.

 

Rua de Gordes.
Gordes, assim como todas as comunas do sul da França, reservam-nos  imagens surpreendentemente belas.

 

Gordes.
Outra rua de Gordes.

 

Gordes.
Gordes.

3 comentários em “FRANÇA . PROVENCE . GORDES . Provençal, Mas Com Estrutura de Cidade Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *