FRANÇA . PROVENCE . OPPÈDE-LE-VIEUX . GORDES . LOURMARIN .COUSTELLET – Château du Bois (Leia-se Musée De La Lavande)

 

OPPÈDE-LE-VIEUX, GORDES, LOURMARIN e COUSTELLET

Neste dia 04.6.13 nossa guia Leonor Gonçalves nos conduziu pelo seguinte roteiro: saímos de Aix-En-Provence e fomos para Oppède-Le-Vieux; em seguida visitamos Coustellet, Gordes, Lourmarin, e depois retornamos para Aix.

IMAGEM DESTACADA – Clique no jardim que cerca o Musée De La Lavande.

POR ONDE COMEÇAR

Nossos roteiros ficaram por conta de Anaté Merger, moradora de Aix tal qual Leonor. Anaté (brasileira) e Leonor (portuguesa) abraçaram o turismo e desempenham suas atividades com muita garra, conhecimento e desenvoltura.
Conheci Anaté por intermédio do blog de outra brasileira, Maria Lina, residente em Paris, que pilota outra máquina famosa denominada Conexão Paris.

A caminho de Gordes incluímos Coustellet no roteiro. Estabelecemos que a primeira parada seria no Château du Bois – leia-se Museu da Lavanda -, e assim foi.
Nesta visita vimos como processam as lavandas, conhecemos o museu, e ainda fizemos compras na boutique do château.

MUSEU DA LAVANDA

Endereço276, Route de Gordes – CS50016 – D2
84220 – Coustellet – Tel  +33 (0) 4 90 76 91 / 23 Fax  +33 (0) 4 90 76 85 52 – Contato E-Mail

HORÁRIO DE ABERTURA

Junho, Julho, Agosto: 10.00 h às 19.00 h.
Fevereio, Março, Novembro e Dezembro: 10.00  às 13.00  e de 14.00 às 17.30.
Abril, Maio, Setembro e Outubro: 9.00 às 13.00 e de 14.00 às 18.00 h.

Aberto 7 dias na semana no seguinte esquema: de Sábado, 8 de fevereiro, à 31 de Dezembro (exceto dia 25). Aberto em todos os demais feriados.
JANEIRO: Fechado.

INGRESSOS PARA VISITAÇÃO DO MUSEU: Últimos bilhetes vendidos até ½ hora antes do fechamento.

TRANSPORTE PÚBLICO : Ligne 15: Avignon- Apt . Parada em Coustellet.

 

CONSIDERAÇÕES

Embora a produção de azeite seja a estrela da Provence, são as plantações de lavanda que ganham destaque quando nos referimos ao Sul da França.

Girassóis, trigo, cerejas, amêndoas e uvas ficam relegados a segundo plano e há quem desconheça que esta região francesa também produza essas delícias. Vamos combinar, ninguém vai à Provence,especificamente, para ver plantações de oliveiras, amêndoas ou girassóis, e muito menos, trigo.

PROVENCE x LAVANDA

Provence virou sinônimo de lavanda e não tem jeito. Entretanto, nem toda fileira de tufos roxinhos que você vê cobrindo os campos provençais é da verdadeira lavanda.
Existem algumas diferenças que passam despercebidas, mas que são de suma importância para aqueles que buscam cultura e aprendizado em um campo de lavanda, além da beleza.

A verdadeira Lavanda, empregada em fórmulas medicinais e na perfumaria, é diferente. Esta espécie cresce em determinada altitude (acima de 800 metros) e prefere terreno seco. Esta é a lavanda fina.
Uma outra espécie, o Lavandim, que brota no mundo inteiro, é a de porte mais robusto e cresce entre 0 e 800 metros de altitude.
Essa diferença nos foi mostrada em 2013 ao visitarmos o Museu da Lavanda, na propriedade denominada Château du Bois, em  Coustellet.


MUSEU DA LAVANDA – COUSTELET

Na recepção desse museu, uma funcionária discursou a respeito de lavandas antes que visitássemos suas dependências. A apresentação foi por demais interessante, porque além de prender a atenção de todos com a maior facilidade, a jovem ilustrou-a com três exemplares de flores naturais.
Logo de início ela  mostrou-nos as diferenças das espécies de plantas e sua aplicação na indústria farmacêutica, cosmética, alimentar e química.

 

Château du Bois (Museu da Lavanda em Coustellet).

 

A exposição dura aproximadamente trinta minutos e foi agendada por nossa guia Leonor -(www.naprovence.com).

 

 

CHÂTEAU DU BOIS – PROCESSO de COLHEITA e DESTILAÇÃO DAS FLORES

O processo de colheita e a posterior destilação das flores foram apresentados em vídeo, e minutos após fomos liberados para visitar as instalações do museu e adquirir produtos fabricados pelo Château du Bois.
Em uma boutique linda de viver uma brasileira transbordante de simpatia nos atendeu e esclareceu algumas dúvidas. Adorei a aula, mas gostei muito mais da boutique.

 

 

AS DIFERENÇAS ENTRE LAVANDA FINA, ASPIC e LAVANDIM

Clique aqui para acessar o site. Você saberá a diferença entre Lavanda fina, Aspic e Lavandim, e ainda o emprego dessas espécies até como solvente de tintas! Saberá também qual a época de floração, o melhor período para colheita, e outras informações interessantes.

 

ESTRADAS da PROVENCE EM ÉPOCA DE FLORAÇÃO das LAVANDAS

Na época da floração as estradas no Sul da França transformam-se em verdadeiras pinturas. É como se você viajasse segundo após segundo por uma imensa tela.

Nem as rotatórias escapam: são marcadas por canteiros muito bem tratados e, como não poderia deixar de ser, tufos de lavanda ajudam a colorir algumas delas. As lavandas estão presentes em todos os lugares da Provence e é  comum enfeitarem calçadas – e até postes! – em aldeias e cidades.

 

ONDE AS LAVANDAS ATRAEM MAIS TURISTAS 

Há regiões que vivem da produção dessas flores e, consequentemente, atraem maior número de curiosos iguais a nós. Imagine um campo todo roxo – quando não roxo e amarelo devido às plantações de girassóis – encontrando-se com o azul do céu na linha do infinito. É indescritível.
Essa é a Provence que fica mais linda ainda quando o vento ondula esse imenso mar de diversos tons de lilás e espalha seu perfume no ar. A Provence é perfumada, independentemente de lavandas.

 

OS MAIORES PRODUTORES DE LAVANDA

NA FRANÇA

Sault, Saignon, a planície de Valensole (entre as cidades de Puimoisson e Manosque), Grasse e as cercanias de Gordes, são destaques na produção da lavanda.

Não significa que você não possa vê-las em outros lugares, obviamente. O próprio Château du Bois da família Lincelé cultiva e destila a lavanda fina nas Montanhas de Vaucluse.

 

NO BRASIL,

por exemplo, desde 2006 as lavandas começaram a ser cultivadas em Gramado, no Le Jardin.Seu período de floração é  de setembro a novembro. Cunha, em São Paulo, também entrou na concorrência.

Endereço: RS – km 115 (3 km do centro de Gramado na direção da Taquara)

Horário: De terça a sexta: 10.00 às 12.00 h e de 13.30 h às 18.00 h.
Sábados e Domingos: De 10.00 h às 18.00 h.
Fecha às segundas-feiras.

Entrada: “De Grátis”. Para terem uma idéia do jardim cliquem aqui. Clipe lindo em HD. Garanto que você vai se sentir atraído por essa lindeza.

1 – EM MINAS GERAIS

No Sul de Minas Gerais, em Monte Verde, as plantações de lavanda começaram em 1998!

2 – LAVANDAS NATIVAS
são encontradas nas Ilhas Canárias, norte e oeste da África, sul da Europa, Mediterrâneo, Arábia e Índia.

3 – OUTROS PRODUTORES
Grã-Bretanha (em especial a Inglaterra), Canadá, Espanha, Holanda, China, Bélgica, Bulgária, Itália, Rússia, Austrália, Alemanha, Argentina, Egito, Iugoslávia, Japão, Tasmânia e EUA. Destaque para a Bulgária, França, Grã-Bretanha (a famosa Lavanda Inglesa), Austrália e Rússia.

E se você quiser saber muito, mas muito mais a respeito de lavanda e alecrim e dicas prá que serve um chazinho dessas plantas cheirosas, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *