PARIS EM LISBOA
A vitrine chamou-me atenção e por isso parei. Mais três passos descendo a rua e lá estava eu, na porta da loja, pronta para entrar. Queria ver de perto a maravilha chamada PARIS EM LISBOA, jóia de arquitetura fundada em 1888.
IMAGEM DESTACADA: Interior da loja.
Fomos recebidos amavelmente por uma senhora. Como eu olhava mais para o teto e a decoração da loja do que para os artigos expostos, ao perceber minha admiração um livreto de fino acabamento me foi ofertado pela vendedora. A bem da verdade, um presente: a história da PARIS EM LISBOA desde sua inauguração.
Ao lhe dizer que estava preparando este trabalho e que gostaria de apresentar sua loja, se possível, permitiu-me que a fotografasse sem restrições.
Escaneei uma página do livro com a finalidade de publicá-lo na íntegra; mas, devido à impressão com fonte extremamente fina, houve perda de conteúdo e isto seria prejudicial aos interessados por sua história. Assim sendo, decidi resumí-lo como segue:
UM POUCO DE HISTÓRIA
“A. de Sousa & Cia. Ltda”
era a denominação social de Sousa & Monteiro, quando os sócios Artur Lourenço de Sousa e Henrique Pires Monteiro decidiram pela inauguração, em 1888, de uma loja especializada em tecidos e confecções.
Desde o início de suas atividades comerciais, a loja destacou-se pela qualidade de seus artigos, chamando atenção da mais requintada clientela lisboeta. Isto é tão verdadeiro, que a Rainha Dona Amélia decidiu honrá-los com o título de fornecedores da Casa Real, com o seguinte documento:
” O Conde de Sabugosa, mordomo mor de Sua Majestade a Rainha, comunica aos Snrs. Sousa & Monteiro com estabelecimento de modas no Chiado nº 77, que a mesma Augusta Senhora, se digna conceder-lhe à mercê de se intitularem fornecedores de Sua Majestade a Rainha.”
Em 22 de março de 1920, a composição da sociedade foi alterada e, consequentemente, a denominação. Permaneceu o fundador Artur Lourenço de Sousa, saiu Henrique Pires Monteiro e foram admitidos: Júlio Martins Sequeira e Carlos Sousa Gomes, sobrinho do fundador, sócio que permaneceu á frente do estabelecimento até 1942, quando faleceu.
Por conta desta modificação a empresa passou denominar-se “A. de Sousa & C.”
Em 26 de novembro de 1936, a firma passou a chamar-se A. de Sousa & Companhia Ltda. PARIS EM LISBOA, assim constituída: Carlos Sousa Gomes, Francisco Machado e Eduardo Alves de Sousa Gomes.
As seções de “branco”, “malhas” e “perfumaria” foram introduzidas após essa nova composição da sociedade.
Com o falecimento de Carlos de Sousa Gomes, em 1942, deu-se nova modificação e passaram a compor a sociedade: Maria da Glória Braga Ramalhete de Sousa Gomes e seu filho Eduardo Alves de Sousa Gomes que, por 40 anos, administrou a firma elevando-a a seu mais alto nível. Falecido em 1975, permaneceram na sociedade: Maria da Glória Braga Ramalhete de Sousa Gomes e os herdeiros de Eduardo Alves de Sousa Gomes, como segue: Ana Cristina A. de Sousa Gomes, Pedro Manuel A. de Sousa Gomes e José Carlos Azevedo de Sousa Gomes, cabendo a este último a gerência efetiva da “Paris em Lisboa” a partir de então.
Com o desaparecimento da sócia Maria da Glória B. R. de S. Gomes, foram admitidos na sociedade: Mário Carlos Ramalhete de Sousa Gomes e Maria da Glória Sousa Gomes.
Após 104 anos de atividade comercial, a PARIS EM LISBOA, “A. de Sousa & Cª Ltda” continua sendo uma das raras sociedades comerciais que prima por seu alto nível.
Além da qualidade de seus produtos – alguns exclusivos -, destaca-se a qualidade de seus serviços e sua belíssima arquitetura, verdadeira obra de arte que faço questão de ressaltar.
A elegante loja oferece roupas de cama, mesa e banho, pijamas, sacos de lavanda, Kimonos.
Portugal é pura arte a céu aberto. Basta olharmos os desenhos das calçadas, os contornos dos jardins, as vitrines abundantes em madeira entalhada e dourados, as fachadas dos prédios ricas em elementos arquitetônicos, e ainda os sabores da culinária e a arte de bem receber, presente em todos os portugueses.
E PARIS em LISBOA, indiscutivelmente, faz parte desse contexto – o próprio site é pura elegância.
Endereço: Rua Garrett, 77 – Lisboa, Portugal. Telefone: + 351.21.342-4329 e 21.346-8885.
Email: parisemlisboa@mail.telepag.pt
Site: www.ParisemLisboa.pt
“O barco está seguro no porto. Mas não é para isso que os barcos são feitos.” William Shedd.
*****