EMCETUR e MERCADO CENTRAL DE FORTALEZA
Em Fortaleza há duas localidades que chamam atenção para quem gosta de artesanatos de qualidade a preços convidativos: o antigo presídio e museu, atual Centro de Turismo de Fortaleza, que só começou a funcionar em 31/3/1973, e o Mercado Central.
IMAGEM DESTACADA: Fachada do Centro do Turismo de Fortaleza.
Este ano começamos nossas andanças pelo Centro De Turismo De Fortaleza, localizado na rua Senador Pompeu, 350, no Centro da cidade, que abriga a Emcetur.
EMCETUR – UM POUCO de HISTÓRIA
A antiga prisão de estilo neoclássico ocupa um quarteirão composto pelas ruas Senador Pompeu, João Moreira, General Sampaio – antigamente chamada Rua da Cadeia – e Senador Jaguaribe.
Este era o endereço de um presídio cuja construção teve início em 1850 (só terminou em 1866) e que há 45 anos hospeda uma loja de artesanato em cada cela.
Essa prisão começou a desativação em 1967, mas os detentos só foram transferidos para o IPPS (Instituto Penal Paulo Sarasate), na BR-116, em setembro de 1969.
O motivo da transferência do presídio deveu-se ao crescimento populacional em seu entorno.
Na reforma do prédio alguns banheiros foram adaptados para cadeirantes, e até instalaram um elevador que está disponível para quem tem mobilidade reduzida.
Horário de Funcionamento:
De 2ª a 6ª: De 8.00 h às 18.00 h.
Sábados: De 8.00 h às 17.00 h.
Domingos: De 8.00 às 12.00 h.
O estacionamento é amplo e gratuito aos sábados.
COMPRAS
Seguramente, a Emcetur é de um local beeemmm tranquilo para você fazer suas compras. Esta atração histórica é espaçosa, bonita e única. Não há como compará-la com o Mercado Central, muito grande. São quatro andares de pura alegria para os consumistas, mas, em compensação, vive com os estreitos corredores lotados, os boxes são pequenos e há muito barulho. É muita confusão para meu gosto. Já foi tranquilo, mas agora desanima. O movimento começa fora do mercado com um número excessivo de ambulantes parados na porta, o que impede a entrada dos compradores no mercado. São muitos!
Deixamos a EMCETUR e fomos caminhando até ao Mercado Central por ser bem pertinho. Passamos pelo Passeio Público (Praça dos Mártires, abaixo) e logo chegamos ao nosso objetivo.
MERCADO CENTRAL DE FORTALEZA
UM POUCO DE HISTÓRIA
Sua construção é anterior ao da prisão – data de 1809. Neste local, em um prédio de madeira, funcionou um mercado de carnes, verduras e frutas até 1814, quando foi demolido para dar lugar à Cozinha do Povo, nova denominação do antigo mercado, que passou a oferecer produtos artesanais a partir de 1931.
Várias reformas sofreu o prédio, sendo que, em 1975, passou a ocupar a área de 1.200 m². Mas, não parou por aí.
Risco de incêndio foi o motivo pelo qual o mercado mudou de endereço e passou a funcionar onde e do jeito como o conhecemos.
O prédio de 5 andares que abriga 559 boxes, foi inaugurado em janeiro de 1998 e ocupa quase 10.000 m² (exatos 9.9.690,75 m²) de área construída.
Rampas de elevadores são os meios de acesso a todos os andares
O QUE COMPRAR
Peças finas em rendas artesanais ou bordadas, objetos em palha, puro algodão, peças em barro ou em pedra sabão, roupas de um modo geral, inclusive moda praia, artigos de couro ou madeira, enfim, há de “um tudo” no movimentado mercado.
No subsolo e no térreo há locais onde tomar sorvetes, sucos, e ainda fazer lanche ou almoçar.
Esta área, o Centro de Fortaleza, conta com diversas atrações turísticas. Além das citadas, há ainda o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Museu do Ceará.
“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades.”
SAUDADE DE QUANDO ESTIVE LÁ. SHIIF, SHIF, ..
Rosinha, boa tarde, amiga!
Adoro estes lugares. Pena que o Mercado Central esteja tão tumultuado. Haja paciência.
Bjks e obrigada pelo comentário, sempre bem-vindo.
Olá, somos da empresa MERCADOS ARTESANAIS. VAMOS SER PARCEIROS??? Quer vender seus produtos artesanais na internet??? Maiores informações pelo nosso whtasapp 31 9 8904 8736 e email: contato@mercadosartesanais.com.br. Acompanhe nossas redes socias MERCADOS ARTESANAIS @mercadosartesanais. Obrigado e até breve!!
Prezados Senhores, boa tarde!
Agradeço pelo honroso convite, mas devo esclarecer que meu trabalho trata-se apenas da divulgação de experiências vividas em minhas viagens.
Da mesma forma que publico o que valeu à pena encontrar, também divulgo o que não valeu.
Muito obrigada por suas atenção e gentileza e votos de muito sucesso em seu empreendimento.
Claro, perfeitamente. Compreendemos e agradecemos pela atenção.
MERCADOS ARTESANAIS
Muito obrigada! Muito sucesso para Vs. Sas.