FOTO EM DESTAQUE: Minha sobrinha Samantha fotografada em um momento que definiu muito bem o que foi nossa viagem.
Nosso trajeto de Natal até Galinhos teve como destaque a travessia que fizemos de Pratagil ao cais da península, e creio que a apreensão de todos ficou registrada na postagem anterior (item 2 abaixo).
Seguimos pelas RN – 406 e 402 na ida de Natal para Galinhos (Pratagil); o caminho que os pilotos dos buggys fizeram na partida de Galinhos para São Miguel do Gostoso não consta de nenhum gibi e, literalmente, não está no mapa!
Os meninos saíram pela própria península e trafegamos pela beira do mar até São Miguel.
Eram dois jipes. Neste buggy seguiram meu irmão, sobrinha e cunhada. No outro, duas malas amarradas no teto e duas sentadas no banco de trás – eu e meu fiel escudeiro e companheirão de viagens.
Trafegávamos tanto pela beira da praia quanto por uma trilha paralela ao mar. Era o nosso Rally dos Sertões.
Ao passarmos por esse trecho, fomos informados que parte do trajeto que estávamos fazendo à beira mar, faz parte desse rally.
Sertão de clima camarada, estrada de areia fina e uma quantidade imensa de pequenas flores amarelas emolduravam o caminho como que fazendo concorrência com a beira do mar. Lado a lado, viajamos por paisagens tão distintas e igualmente belas… Que planeta é esse?
Momentos fantásticos vividos intensamente junto ao mar e contando com muita proteção e sorte – no percurso entre Galinhos e São Miguel do Gostoso em muitos momentos viajamos sem encontrar viva alma. Caso precisássemos de ajuda imediata…
Embarcações denunciaram que estávamos próximos a Caiçara do Norte, distante de Galinhos em quase 24 km.
Continuamos até a Praia de Enxu Queimado, em Pedra Grande, cerca de 24,5 km após Caiçara e entramos na pequena cidade para tomarmos um cafezinho. Encontramos um restaurante simples, mas limpo e muito organizado; na hora de pagarmos, o senhor que nos pareceu ser o proprietário, nada cobrou – gentileza que nunca vi na vida.
Um pouco mais adiante – 7 km mais ou menos – o indício de que faltavam poucos quilômetros para chegarmos à São Miguel do Gostoso foi a histórica Praia do Marco.
Conforme dito acima, esse trajeto foi executado em dois buggys pela beira do mar. Foi fantástico!
Quem nos conta a respeito da importância do Marco de Touros para nossa História é Geovany Cavalcante. Além de Geovany, o Sr. Manoel de Oliveira C. Neto também pesquisou a respeito da simplória e valorosa coluna que muda significativamente o sentido da posse do Brasil, quase destruída por conta de absurdas crenças ligadas à saúde! Felizmente foi transportada para a Fortaleza dos Reis Magos, em Natal.
Da Praia do Marco à São Miguel são mais 25 km. No total percorremos em torno de 80 km beirando o mar em aproximadamente 6 horas. Consideremos que paramos uma vez para tomarmos café e almoçamos antes de seguir para a pousada.
Sem dúvida, nosso rally foi tranquilo. Tivemos a sorte de sermos conduzidos por pilotos que, apesar de sua juventude, comprovaram sua experiência e prudência.
Não forçaram o motor dos buggys em nenhum momento. Pelo contrário, trafegamos calmamente por arenosos e improvisados caminhos, respeitando as dificuldades impostas pela própria natureza e os limites dos veículos.
Aconselho o passeio a todos que se comprazem em lidar com o inesperado – os otimistas de plantão. Àqueles que percebem que fazemos parte do Tudo e do Nada que nos cerca e se deixam levar pelo poder da exuberante natureza nem que seja por um breve momento.
Um passeio sem contra-indicações, para ser curtido em doses homeopáticas.
1 – Galinhos, filial do Paraíso. Onde fica?
2- Onde nos hospedamos em Galinhos.
“Saudade: Uma eterna viagem a mostrar o quanto valeu a pena viver momentos inesquecíveis!” Lia Beraldo.
TUDO DE BOM E DE BELO, SÓ INDO LÁ PRA SABER E PRA VIVER ESSE RESTO DE PARAÍSO AQUI NA TERRA.
Rosinha, você acertou o alvo: Paraíso aqui na Terra. Penso em voltar… Bjks e obrigada pelo pitaco. Amiga Marilia.
Parabéns pelo relato!
Irei fazer essa viagem amanhã e retornarei, pelo mesmo caminho, na terça.
Olá, Thiago Aurélio! Boa noite!
Muito obrigada pelo comentário e desculpe-me o atraso da resposta. Aconteceu que estava em Florianópolis passando festas de final de ano em família e cheguei há 4 dias.
Essa viagem é sensacional e deixou saudade.
Boa viagem para você. Caso queira deixar comentários aqui no blog, só tenho a lhe agradecer.
Muito obrigada e Feliz Ano Novo! Muitas viagens, felicidade, alegrias e cuidados – esse vírus é a própria mala e só viaja de “corona”.