NICE

Dia 02 de julho, véspera de irmos para Saint Paul, decidimos bater perna em NICE.
Pegamos o train-way na Praça Massena e saltamos na bela Praça Garibaldi, mais linda após a reforma da fachada dos prédios que a emolduram.

IMAGEM DESTACADA: Nice vista do Monte Castelo.

O QUE HÁ PARA VER

A PRAÇA GARIBALDI,

TROMPE L’OEIL – O QUE É?

“Engana Olho” é a tradução literal da técnica que, realmente, cumpre seu objetivo; ou seja, engana o olho de quem a vê. E foi justamente com este tipo de pintura que transformaram a Praça Garibalde, em Nice, em  uma obra de arte fantástica.
Pesquisei o que pude na internet para saber a partir de quando começaram as pinturas daquelas paredes, mas, infelizmente, não consegui descobrir.

A perfeição é tamanha, que para os menos avisados as janelas possuem frontões, balaústres e molduras em relevo. O trabalho é grandioso não só pela dimensão das paredes – 6.500m² foram pintados por vinte profissionais que trabalharam ao relento -, como também pela perfeição da técnica empregada.

Pelas fotos postadas aqui em baixo, percebe-se o quanto esse trabalho executado por anônimos – também não consegui descobrir o nome do autor da obra – valorizou a praça e, tudo indica, o próprio imóvel.

Praça Garibaldi, em Nice. Reforma nas fachadas dos prédios.
Praça Garibaldi em época de reforma. Nesta época as paredes não tinham nenhum tipo de pintura ao redor das janelas.

Pintura em trompe l'oeil nas fachadas dos prédios da Pça Garibaldi, Nice.
O mesmo canto da foto anterior, já devidamente reformado.

NOTA
Após pesquisar muito na internet, encontrei um site de viagens de um brasileiro residente em Nice. Este jovem de boa vontade ajudou-me com informações pormenorizadas a respeito da obra na Praça Garibaldi.
Como o assunto engordou, não me restou alternativa a não ser postá-lo em página separada. Clique aqui para saber mais.

O ANTIGO PORTO DE NICE

Da Praça Garibaldi, após uma parada para tomarmos um café, rumamos para o Antigo Porto seguindo pela rua Catherine Segurane.

P1040473 (1024x768)
Vieille Port. Daqui saem embarcações para a Córsega e para Saint Tropez (Quai Lunel).

Informações a respeito do cais Lunel aqui.

Prédio em frente ao Quai Cassini, no Vieux Port,
Este prédio em frente ao Quai Cassini, no Vieux Port, chama bastante atenção por sua beleza. Observe que as cores ocres, principalmente o avermelhado e o amarelo, em contraste com o azul do céu e do mar fazem um bonito contraste.

Prédios pintados em ocre emolduram o Vieux Port de Nice.
Vieux Port. Destaque para os prédios pintados em ocre, bem comuns na Provence, no sul da França.

Quai Cassini, Vieux Port. Quai de la Douane

MORRO DO CASTELO

Continuando a caminhada, mais para frente, no pé do Morro do Castelo, encontramos o Monumento aos Mortos.

Monumentos aos Mortos, em Nice.
” A CIDADE DE NICE A SEUS FILHOS MORTOS PELA FRANÇA”.

Um pouco mais adiante, ainda no contorno do Morro do Castelo, encontramos-se a entrada do elevador que nos deixou nos jardins desta colina, e de onde você poderá sacar boas fotos de Nice.

Promenade des Anglais vista do Morro do Castelo.

O ELEVADOR DO MORRO DO CASTELO

O que é ser organizado!… Nesta torre está o elevador do Castelo, cuja porta fica de frente para o mar. Observe as setas indicativas de sentido único à esquerda, a fim de que as pessoas que saem do elevador pelo sentido único à direita, não se esbarrem. Aparentemente, pode-se achar que é uma bobagem, mas não é. Caso esta organização não existisse, haveria uma confusão danada de vai-e-vem entre os passageiros. Imagine o rolo que não seria na alta temporada?
Resumo: trata-se de um pequeno detalhe que faz grande diferença.

Acesso ao elevador no alto do Morro do Castelo.

Entrada do Elevador do Castelo.
Entrada do Elevador do Castelo. Por fora, a viola não é tão bela. Entretanto, por dentro, encontrei boa surpresa.

Por fora, ninguém tem noção do quanto o elevador é organizado e limpo. Entrada gratuita.

Pelo corredor de acesso ao elevador, percebe-se a organização e a limpeza.

Horários de abertura e encerramento do elevador. A última subida é 30 minutos antes do encerramento do expediente. A última descida - 10 minutos antes do encerramento do  expediente.

Horários de abertura e encerramento do elevador. A última subida é 30 minutos antes do encerramento do expediente. A última descida – 10 minutos antes do encerramento do  expediente.

Proibições evidentes e justas.

Promenade des Anglais vista do Monte Castelo.
Promenade des Anglais vista do Morro do Castelo.

Novamente, a Promenade des Anglais.
Sítio arqueológico sendo trabalhado no alto do Morro do Castelo.

VIAGENS PARA A CÓRSEGA

PARTINDO DE NICE

Neste link , encontrei informações básicas a respeito de empresas que navegam de alguns portos franceses até a Córsega, com indicação de tempo de viagem, frequencia de saídas por semana e portos de chegada na ilha corsa.

ONDE COMPRAR?

MERCADO DE PULGAS

Em frente ao Quai Cassini criaram um mercado de pulgas espaçoso e original pelo seguinte: fecharam umas poucas ruas rente à calçada e acabaram criando um micro bairro. A diferença é que em lugar de moradias, são lojas de antiguidades.

Árvores e calçamento de paralelepípedos sugerem ao “mercado” ares de condomínio particular, tornando o ambiente muito agradável. Para quem gosta de artigos decorativos de época, sugiro uma visita. Eu, adorei.

Horário de funcionamento do Mercado de Pulgas de Nice.
Horário de funcionamento: Aberto de terça a sábado de 1º de Outubro a 31 de maio de 10.00 às 18.00 h. De 1º de Junho a 30 de Setembro, de 10.00 às 19.00 horas.

Ruas do Mercado de Pulgas de Nice.

COURS SALEYA

PARTE ANTIGA DA CIDADE

Cours Saleya, no Centro Antigo de Nice.
O Cours Saleya, na parte antiga da cidade, é um excelente endereço para quem gosta de comer em bons restaurantes, fazer boas compras, ou mesmo bater pernas. A avenida é movimentada e alegre.

MERCADO DE FLORES

Mercado de Flores do Cours Saleya.

Tenda de flores em frente ao restaurante Campo di Fiori.

À exceção das segundas-feiras, estas barracas de flores decoram o Cours Saleya nos demais dias da semana.

O CENTRO DE NICE

é bem dotado de comércio. Tanto faz se no lado antigo da cidade ou não, lá o consumidor sentir-se-á como uma Alice No País das Maravilhas.
Boutiques de marcas famosas, bons restaurantes, Cafés, restaurantes tipo fast-food, monumentos, jardins, museus, templos de religiões diversas, enfim, há muito o que apreciar na cidade. E o melhor: tudo isso, praticamente, à beira-mar.

ONDE COMER?

CAMPO DE FIORI

P1040501 (800x562)
Campo di Fiori no Cours Saleya. Atendimento grosseiro e antipático.

Neste restaurante, o jovem garçom que nos atendeu era grosseiro e  antipaticíssimo.
Como sua grosseria ultrapassou os limites do bom senso, e não suportei o modo tosco com que se dirigiu a nós, idosos, não pisquei duas vezes e lhe mostrei que também sei falar grosso e alto. Funcionou, porque o gajo ficou manso que nem passarinho atraído por cobra. Depois disso deu até prá curtir o ambiente e os pratos que pedimos.

P1040503 (800x600)
Pedimos uma socca (fritada feita com farinha de grão de bico) para experimentar e gostamos.

P1040505 (800x600)
M. Morlaix pediu massa com uma espécie de goulash de carne bovina – estava muito boa.

OBS: Só atentei para a beira do prato faltando um pedaço no prato de meu fiel escudeiro quando vi a foto. É…, não foi só a raiva que já me deixou cega! A fome também me deixou.

Ravioli com molho de tomate e manjericão.
Ravioli com molho de tomates e manjericão. Adoro!

Detalhe da decoração do Campo di Fiori.
 Interior do Campo di Fiori.

L’EUROPA

P1040554 (594x800)
Restaurante libanês em Nice, próximo ao Cassino Rhul e à área para pedestre.

Interior do restaurante L'EUROPE, em Nice.
Serviço simpático, ambiente aconchegante, e comida saborosa.

Que tempero é este?
 Adoro azeitonas, principalmente temperadas. Estas estavam muito sborosas.

Composição deliciosa: pasta de grão de bico, tomates temperados, creme de berinjela defumada e azeitonas, arroz...

FESTIVAL DE JAZZ DE NICE

Desde 1948

Desde 1948!…

Bilheteria para o show de jazz. Apresentações na Praça Alberto I.

Dentre vários artistas que se apresentariam no festival de jazz, constava o nome de nosso Ed Motta. Fiquei feliz ao ver seu nome no painel e lamentei não ter como assistir à apresentação de um cantor do qual sou fã, porque não estaríamos mais em Nice na época do festival.
Entretanto, ao lado do painel de apresentação que se vê acima, havia um outro em que “Boas Vindas” estava escrito em alguns idiomas (inclusive japonês e russo), menos em português.

Fiquei indignada! Primeiramente, porque havia um brasileiro a se apresentar, e não custaria nada pintar um “Bem-Vindos” no painel. Além disso, levando-se em conta que Portugal, nossa “Pátria Mãe Gentil”, faz parte da CEE, a omissão ficou inaceitável.

Daí você pode estar se perguntando: – Mas havia algum lusitano inscrito no festival? Não!… Mas também não havia nenhum japonês inscrito e a saudação estava lá no painel.
Além do mais, é sabido no mundo inteiro que o brasileiro é o povo que mais gasta em viagens, e que sua presença é marcante na França. Portanto, essa falta não se justifica. Magoei…

A PROMENADE DES ANGLAIS

À noite, aproveitando a volta pela Promenade des Anglais, fomos até ao Hotel Negresco para tentar visitá-lo e conseguimos.
Na recepção, apresentamo-nos como brasileiros que conheciam o hotel por sua fama e majestade, e que tínhamos vontade de conhecê-lo, coisa e tal… Enfim, o papo de advogado funcionou e lá fomos nós visitar algumas partes comuns e o que mais nos foi possível acessar. Evidentemente, não abusamos da boa vontade do recepcionista e não demoramos, porque o que vimos foi suficiente para sairmos deslumbrados. Agradecemos muito pelas exceção e gentileza, e saímos.

De volta prá casa passamos pela porta de um restaurante libanês de muito boa aparência – o L’Europa. Sem qualquer indicação entramos para jantar e acertamos em cheio: ambiente charmoso, tranquilo, música ambiente em volume bem controlado, atendimento simpático e atencioso e comida deliciosa.

Saímos do restaurante felizes da vida: primeiro, porque adoramos culinária árabe; e segundo, porque foi uma opção que compensou a do almoço. Valeu demais.

Promenade des Anglais ao anoitecer.

Praia que margeia a Promenade des Angláis.
Lido Place. Entrada para quem se dispõe a pagar por “um lugar ao Sol” e ficar mais confortável na areia da praia.

Promenade des Anglais.
Banho de sol e mar com conforto, organização, e a preço acessível.

Hotel e Cassino - Palais de la Mediterranée.
Hotel e Cassino – Palais de la Mediterranée.

Entrada do Cassino do Palais de la Mediterranée.

No calçadão da Promenade des Anglais há uma parte coberta bastante iluminada e bancos para quem quiser fazer uma pausa em frente ao mar.

Promenade des Anglais ao anoitecer.

Hotel West End, Museu Massena e Hotel Negresco, ao fundo.

HOtel Negresco.

Museu Massena.
Por hoje, é só.

img186 (2)

2 comentários em “FRANÇA . PROVENCE . NICE – Um dia Inteiro na cidade, “sem lenço e sem documento”