Quando falamos em Praça XV de Novembro, a primeira imagem que nos vem à mente não é, propriamente, a da praça, mas a da figueira centenária que deu nome até a um clube de futebol, o Figueirense.
IMAGEM DESTACADA: A maior atração da Ilha de Santa Catarina.
1 – UM POUCO DE HISTÓRIA
Pouco se sabe a respeito de seu plantio, a não ser que transplantaram a jovem em 1891 de um jardim em frente à Catedral, aos 20 anos de idade (repeteco da placa acima). Certamente quem a plantou deve estar em sua dimensão espiritual se sentindo o rei da cocada preta pelo importante feito. Nem plantador e nem aqueles que se deixam envolver no abraço de seus longos galhos, imaginariam que aquela jovem tão frágil se transformaria nesta gigantesca e respeitada senhora.
2 – ATRAÇÃO TURÍSTICA
Ponto turístico de suma importância para a cidade, a Figueira (com letra maiúscula, sim senhor!), é palco para exposições de presépios, feira de artesanatos, manifestações políticas e culturais, além de ser um dos pontos de encontro da velha guarda, que revesava sua sombra com a marquise do Senadinho – famoso Café da Felipe Schmidt que, infelizmente, fechou suas portas em 2019, foi reaberto em 2020, mas fechou definitivamente 10 meses após sua reabertura devido ao baixo movimento.
3 – MAIS HISTÓRIA
Foi o bandeirante Francisco Dias Velho, natural de Santos, SP, que fundou em 1675, neste local, a atual cidade de Florianópolis. Inicialmente, uma pequena igreja foi construída onde hoje está a Catedral, seguida de um povoado.
Após a morte trágica do bandeirante, por motivo de vingança, a ilha ficou abandonada. Foi elevada à condição de Freguesia em 1714 e à de vila em 1726. Os açorianos chegaram 20 anos mais tarde em número expressivo…Leia este interessante artigo clicando aqui.
OBS: Dê duplo clique em cada foto caso queira vê-la em tamanho maior.



Presépio artesanal montado na Pça XV.




Essa Figueira nasceu com estrela.
Amiga, esta Figueira, merecidamente, é parte de cada habitante de Florianópolis. Ela é muito linda…