1 – PRAIAS do SUL DA ILHA (1) – COMO CHEGAR às PRAIAS do CAMPECHE, MORRO DAS PEDRAS, ARMAÇÃO, LAGOA DO PERI e OUTRAS.
1.A) De ÔNIBUS : Clique aqui ou então aqui e depois basta clicar no nome da empresa de ônibus a fim de ver o trajeto percorrido pela linha.
1.B) De CARRO: Sair do Centro em direção ao Rio Tavares pela SC-405. Florianópolis é uma cidade bem sinalizada e você só se perderá se tiver muita personalidade. Siga a orientação das placas até o Campeche, um dos acessos à Praia do Morro das Pedras que, deste ponto, fica distante – vale pela caminhada.
FOTO DESTAQUE – Morro das Pedras – Sul da Ilha de Santa Catarina.
Desde a Ponta do Retiro na Praia da Joaquina, até à Ponta das Pedras no Morro das Pedras, essa faixa do litoral ilhéu é uma só praia, sem demarcações, e no canto direito está a Praia do Morro das Pedras, localizada antes do morro propriamente dito.
1.1 – COMO CHEGAR À ILHA DO CAMPECHE?
Segundo informações recentes obtidas na própria bilheteria, na baixa temporada é necessário formar um grupo de seis pessoas, no mínimo, para fazer a travessia e combinar o passeio com algum barqueiro. Esta viagem de emocionantes 30 minutos cujo valor de ingresso depende da ocasião e da embarcação escolhiida. E mais: os barrcos só partem até o final de abril. Depois disso, só na próxima temporada.

Bilheteria e cais de embarque para quem se destina à Ilha do Campeche – 30 minutos prazerosos ou aflitivos em um barco. Depende de cada um…
5 – PERIGO À VISTA!
Já visitei a Ilha do Campeche três vezes e em todas elas o mar estava muito agitado. Na primeira vez saí da Barra da Lagoa e achei bem mais complicado – foi a pior de todas. Não recomendo. O barco balança tanto na saída da Barra que muitos passageiros passam mal.
Nas duas saídas seguintes partimos da Armação. Foi menos pior, mas também não foi fácil. Nesta última vez o mar estava tão revolto, que a embarcação em que estávamos – eu e mais quatro amigos – de vez em quando “sumia” entre uma onda e outra, a ponto de não avistarmos o barco que navegava paralelamente ao nosso.
6 – O PAVOR TOMOU CONTA DE UMA AMIGA NESTA TRAVESSIA
Uma de minhas amigas estava apavorada. Rezou durante todo o percurso e mais tarde me confessou que durante a trajeto ficou imaginando para onde nadar caso o barco virasse. Chegou à conclusão de que nadaria até à Praia do Campeche “por ser o lugar mais próximo”.
A situação para os novatos ficou a tal ponto preocupante, que nosso amigo mais otimista dizia a curtos intervalos: – “Tá feia a coisa!…Tá feia a coisa!…”
E não parou por aí. Na ilha, os amigos só pensavam na volta – Deus meu! Vamos ter que passar por tudo aquilo novamente? Felizmente voltamos em um barco pesqueiro grande que, apesar de balançar muito e nausear alguns passageiros, deixou-os menos preocupados. Deitamos no convés fechamos os olhos e, literalmente, deixamos o barco correr. Turista sofre!...
1.1 – MORRO DAS PEDRAS
Essas praias são de mar bravio devido ao vento sul que sopra constantemente neste lado da ilha de Santa Catarina. Por este motivo, a travessia para a paradisíaca Ilha do Campeche é meio assustadora para alguns, principalmente se a embarcação for pequena.
1.2 – PRAIA do CAMPECHE e DA ARMAÇÃO
À direita do Morro das Pedras, de quem está de frente para o mar, fica a Praia da Armação, também conhecida como Praia do MOrro das Pedras, pouco frequentada em quase toda sua extensão pelo mesmo motivo acima citado. Entretanto, no final, junto à Ponta das Campanhas, o mar é tranquilo e permite prazeirosos banhos.
Praia do Campeche. Ao fundo, a ilha caribenha batizada com o mesmo nome Campeche. A Praia do Campeche nada mais do que a continuação da Praia da Joaquina.
1.3 – AH, ESTE VENTO SUL…
Neste lado da Ilha de Santa Catarina, o mar é constantemente agitado devido ao Vento Sul. Praias da Joaquina, Campeche, Morro das Pedras e a maior parte da Armação são praias de mar de personalidade forte. Conforme já informado, este trecho da Praia da Armação é pouco frequentado devido à bravura do mar.
Esta parte da Ilha de Santa Catarina é belíssima e esconde outra pérola acessível por esta praia: a Lagoa do Peri, que mostro mais abaixo.
1.3 – A TRANQUILIDADE DO MAR DA PONTA DAS CAMPANHAS
A tranquilidade do mar junto à Ponta das Campanhas é muito procurada por idosos e pais que não precisam se preocupar tanto com o banho de mar de seus filhos, devido à tranquilidade de suas águas.
1.4 – A BALNEÁVEL LAGOA DO PERI

1.5 – PARQUE MUNICIPAL LAGOA DO PERI
é o lugar ideal para a diversão de famílias em final de semana. Além do banho de lagoa, o parque disponibiliza mesas para piqueniques, balanços, escorregas e muito lugar para as crianças correrem e os adultos se exercitarem. Há uma coluna com uma mangueira e uma torneira disponíveis para o visitante higienizar-se antes de entrar em seu veículo. Não há quem não aprecie o Parque Municipal da Lagoa do Peri.
Amiga, praia linda! Até as pedras tem uma tonalidade de marrom bonita. bjs
Miga, obrigada pelo elogio. Você, como sempre, me impulsionando. Bjks e obrigada pela visita.
QUERO IR LÁ PARA CATAR PEDRINHA PARA A MINHA COLEÇÃO DE PEDRAS. MUITO AGRADÁVEL O LOCAL. BJUS
Vai ter um bocado para escolher. O negócio é trazer… Bjks
Rosinha, difícil será trazê-las. Bjks.