BRASIL . FLORIANÓPOLIS . Praias do Sul da Ilha de Sta Catarina (2) . Lagoa do Peri, Ponta das Campanhas.

 

Nesta postagem faria uma abordagem ampla devido ao fato de estes pontos turísticos estarem muito próximos no Sul da Ilha de Santa Catarina, porém a leitura ficaria cansativa e optei por dividí-la. Repetirei o título nas próximas postagens, mas acrescentarei um número sequencial. Comecemos a abordagem pela Lagoa do Peri, mas completa do que no título (1)

FOTO DESTACADABeira da estrada que leva os audaciosos, ou os bem preparados, à cachoeira da Lagoa do Peri.

 

1 – VAI DE QUÊ? PARTIU CENTRO DE FLORIPA

1.1 – De BUSÃO,

mais precisamente do antigo terminal da Av. Paulo Fontes, pegue o executivo Pântano do Sul 4120, o amarelinho . Mais informações tais como trajeto, horários e tempo de viagem clique aqui.

1.2 – De CARRO 

pegar a SC-405, passar pelo Rio Tavares e seguir em direção ao Campeche/Armação/Pântano do Sul/Ribeirão da Ilha até encontrar uma bifurcação.

1.3 – SEGUINDO À DIREITA

você continuará pela SC-405 e chegará ao Ribeirão da Ilha e à Caieira da Barra do Sul pela antiga estrada.

1.4 – PELA ESQUERDA

você irá em direção à Armação (do Pântano do sul) pela estrada que passa a ser a SC-406 a partir deste ponto. Passará pelo Morro das Pedras, pelo Parque Municipal da Lagoa do Peri, e poderá seguir em direção ao Pântano do Sul  e demais praias anunciadas no título deste post. Assim que você passar pelo Morro das Pedras, logo à direita está a Lagoa do Peri. Impossível passar sem perceber a entrada. E à sua esquerda, a Praia da Armação.

 

 

 

 

Churrasqueiras são proibidas no parque.
Churrasqueiras são proibidas no parque.

 

 

O conforto bem bolado para retirar a areia dos pés.
O conforto bem bolado para retirar a areia dos pés.

 

2 – COMEMORARÇÃO DE ANIVERSÁRIOS INFANTIS

Não só na Lagoa do Peri, mas em outros parques existentes em Florianópolis, os pequenos comemoram aniversários com tudo a que têm direito: doces, salgados, bolo… uma idéia excelente e que sempre agrada a garotada. E no Verão, não falta o banho na lagoa.

 

 

 

 

3 – UM POUCO DE HISTÓRIA

A lagoa foi tombada em 1976 como Patrimônio Natural. O Parque Municipal foi criado e regulamentado entre 1981 e 82. Possui 23 km².
O início da construção da sede foi em 1997 e comporta extensa área de lazer com restaurante, mesas e bancos para piqueniques, área especial para crianças com variedade de brinquedos, área de exercícios e amplo estacionamento. O parque é muito bem cuidado e sinalizado. Há um salva-vidas de plantão na alta temporada e os esportes náuticos não podem ser praticados sem coletes, fornecidos quando do aluguel dos equipamentos.

 

Antes do estacionamento há uma torneira muito bem arquitetada à disposição: além de economizar água devido ao sistema de bombeamento, só permite a limpeza de pés porque a saída da borracha é baixa, curta, está presa e direcionada unicamente para baixo. Dê uma olhada na sábia engenharia, uma pegadinha que funciona.
Estacionamento, restaurante e área de exercícios estão logo à direita, na entrada do parque.

4 – PRAÇA DOS EXERCÍCIOS

 

 

 

Seguindo um pouco mais na direção sul, encontramos as Praias do Campeche, da ArmaçãoPonta das Campanhas – matéria de post já tratado aqui no blog, e Matadeiro. Clique aqui e saiba mais.
Mais um pouco para frente ficam  Pântano do Sul,  Açores, Solidão e Saquinho (esta última é acessível apenas por trilha ou barco, e mesmo assim quando o mar permite desembarque).
Chegando ao Pântano, você logo verá a praia e poderá estacionar seu veículo na areia dura da praia. Há uma área reservada para isso.
À direita, seguindo pela Estrada João Belarmino da Silva até o final, você passará pela Praia dos Açores – uma extensão da Praia do Pântano do Sul tal qual Leme/Copacabana – e chegará a uma encruzilhada em “T”. Para a direita, você irá para a Costa de Dentro – área de sítios -, e caminho para a Cachoeira da Lagoa do Peri.

 

 

5 – PONTA DAS CAMPANHAS


A ponta das campanhas é um lugar que surpreende pela beleza. É o divisor das Praias da Armação e Matadeira, para quem tem o mar a sua frente.
Desta ponta partem barcos para a Ilha do Campeche, e a vantagem é que o turista sofre menos no percurso porque a distância é menor comparando com as embarcações de partem o Canal da Barra da Lagoa. Esta saída da Barra é um pouco mais agitada e há quem fique mareado logo na partida.
É na Ponta das Campanhas onde pescadores esticam suas redes, o que impede os visitantes de caminharem tranquilamente por este lugar maravilhoso que conquista os corações mais empedernidos. 

A formação rochosa da Ponta cria piscinas que são maravilhosas para quem aprecia um gostoso e divertido banho de mar.

 

Praia da Armação, Ponta das Campanhas e Praia do Matadeiro. Movimente o mapa para visualisá-las.

 

6 – ORIGEM DO NOME PONTA DAS CAMPANHAS

Esta denominação origina-se na pesca de baleias, que iniciou no período colonial – metade do século XVIII – e seguiu até 1985, quando a atividade foi proibida. 
Campana dos Baleeiros era o nome que se dava ao local onde pescadores vigiavam baleias. Ou seja, ficavam de “campana”, um termo associado à operações militares.
Este local ficou conhecido como Campanha dos Baleeiros, e mais tarde como Ponta das Campanhas.

 

Na foto da esquerda vê-se a Praia da Armação, vista da Ponta das Campanhas. E à direita, vê-se uma parte da Praia do Matadeiro.

 

À esquerda, vemos mais um trecho da Praia do Matadeiro. Esta parte mais escura da água trata-se do Rio Quincantônio, que deságua na Matadeiro. À direita, outra vista da Praia da Armação. Ambas as prais, nas proximidades da Ponta das Campanhas, têm mar preguiçoso, que demora até para curvar uma pequena onda.

 

Desta passarela saem as embarcações para a Ilha do Campeche.
Desta passarela saem as embarcações para a Ilha do Campeche.

 

 

 

Ponta das Campanhas vista da Praia do Matadeiro.
Ponta das Campanhas vista da Praia do Matadeiro.

 

 

 

Costa de Dentro

Eu e meu fiel escudeiro tentamos chegar até lá, mas foi impossível. A estrada é péssima, chão de barro e pedras, muitas curvas, ladeiras íngremes a ponto de o carro escorregar e não conseguir subir (Renault Clio) e, além de tudo, muito longe. Estrada para quem tem um 4×4.

A paisagem do início foi bem convidativa e a estrada também. Logo após começou a piorar bastante, mas mesmo assim seguimos um pouco adiante.

Costa de Dentro

Capela Santa Cruz e N. S. de Fátima.


Antes que acabássemos com o carro de minha cunhada decidimos voltar e retomar nosso caminho até a Praia da Solidão. E do ponto de onde voltamos saquei esta foto:

Enseada do Pântano do Sul. À esquerda, Ponta do Marisco e o bairro Pântano do Sul propriamente dito.

À direita, o bairro dos Açores e a Ponta das Pacas. Ao fundo, Ilhas de Fora e Irmã do Meio.

Na citada encruzilhada em “T” vê-se a placa abaixo, bem indicativa. Você só se perderá se tiver muita personalidade.

À esquerda, chegamos à Praia da Solidão. À direita, a Ponta das Pacas. À esquerda, uma das três ilhas denominadas Ilhas das Três Irmãs: Irmã Pequena, Irmã do Meio e Irmã de Fora, mais próximas de Naufragados.

 

Praia da Solidão. Ao fundo, o morro que circunda a Praia do Pântano do Sul da foto abaixo.

Ponta do Marisco – Área residencial e comercial.

Ao fundo, Praias da Solidão e Saquinho. Pontas: das Pacas, do Saquinho e do Pasto.

Pesqueiros junto à Ponta do Marisco

Praia do Pântano do Sul.

 

Praia do Pântano do Sul. Ponta do Marisco à esquerda.

 

P1110268 - Cópia
Preguiça do mar para se esticar e lamber as areias da beira da praia…

 

P1110269 - Cópia
Preguiça desse mar até para se dobrar em ondas. Pressa prá quê?

P1110273 - Cópia
Se todos os pântanos…

 

P1110274 - Cópia
… fossem iguais a você.

img186 cópia

2 comentários em “BRASIL . FLORIANÓPOLIS . Praias do Sul da Ilha de Sta Catarina (2) . Lagoa do Peri, Ponta das Campanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *