IMAGEM DESTACADA – Lavandas Papillon (borboleta). Oferta de uma loja de decoração. Lindas!
UZÈS
é uma comuna que contava com aproximadamente 9.000 habitantes em 2010. Trata-se de outra cidade pequena com aparência de cidade grande, e acredito que este perfil de Uzès deva-se às ruas e avenidas arborizadas, e ao destaque de suas construções imponentes.
1 – O BRASIL NA PROVENCE
Encontrar redes nordestinas em Uzès foi uma grata surpresa. Essas belezuras não passam despercebidas tanto pelo colorido quanto pela maneira como são exibidas: bem esticadinhas.
O preço é que é meio salgado. Vi por €$ 75.00 aquele modelo mais simples, sem qualquer enfeite, sem sequer ter uma varandinha. Lojas das “legítimas” vemos em toda parte. Vi Havaianas sendo vendidas até a €$ 80.00, outro absurdo; agora, redes… foi a primeira vez. E a última. Pareceu-me que o artigo é bem apreciado na Provence,pela quantidade de redes penduradas na barraca. Aliás, tem tudo a ver.
2 – O BRASIL NA FRANÇA
O Brasil fez-se representar muito bem lá fora por algumas marcas conhecidas e relevantes. As Havaianas, espalharam-se pela França, bem como a Natura; e mais recentemente, a Phebo inaugurou uma loja em Paris.
Cito ainda a Occitane, alvo de postagem futura, que fabrica produtos com matéria prima brasileira.
Sem contar algumas exposições em que se destacam a cerâmica de fabricação de Luiz Salvador (Itaipava), a roupa de praia da Lenny, alguns produtos alimentícios, sabonetes (Phebo), e artesanatos de diversas regiões brasileiras tais quais cestas, chapéus, bolsas e artigos para decoração.
O AQUEDUTO ROMANO DE UZÈS
Uzès abastecia de água a cidade de Nîmes através do aqueduto construído pelos romanos ainda Antes de Cristo. Essa obra fantástica é considerada uma das mais belas construções romanas no mundo e está encravada no coração da Provence.
A ponte – e ao mesmo tempo aqueduto – foi construída no século I por aproximadamente 1000 homens e no prazo de 5 anos. É a ponte antiga mais alta do mundo, com 49 metros. O modelo revolucionário de arquitetura adotado em sua construção e a técnica utilizada na condução da água são impressionantes!
NÎMES, ABENÇOADA POR UZÈS
A ponte em questão, situada na cidade de Nîmes, faz parte de um aqueduto construído em 50 A.C.
Essa obra prima servia para conduzir de 30.000 a 40.000 m³ de água por dia, de uma fonte localizada em Uzès distante em 50 quilômetros! A água fluía sob pressão devido à inclinação do aqueduto. Como assim? A cada 1000 metros havia um rebaixamento de aproximadamente 25 cm.
A EVOLUÇÃO DOS POVOS ANTIGOS
No século I a cidade próspera de Nîme tomou como exemplo a cidade de Roma e presenteou-se com esse aqueduto graças à fonte de Uzès.
A chegada da água em abundância levou mais conforto a seus 20.000 habitantes, incluindo salubridade para as ruas. Fontes e termas foram construídas, além da possibilidade de os moradores privilegiados contarem com água dentro de suas casas. A Ponte foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985.
PONTOS DE INTERESSE EM UZÈS
A feira, o Museu, a Catedral, o Duche, o Vallée de L’eure, o Jardim Medieval.
AIX-EN-PROVENCE
NOSSO QG
Diariamente saíamos da Praça da Prefeitura de Aix-en-Provence, onde alugamos excelente apartamento (www.naprovence.com) por intermédio de Anaté Merger – jornalista brasileira radicada nesta cidade a quem confiamos a elaboração de nossos roteiros em 2013 e 2014 -, e íamos ao encontro de Leonor, nossa guia e amiga, no Cours Mirabeau.
Caso houvesse tempo, e sempre havia, ainda tomávamos um cafezinho no Restaurante, Café e Lounge Belle Époque. Este Café fica bem em frente ao nosso ponto de encontro, a Fonte “Mousse”, construída, literalmente, no meio da avenida principal.
MAS, POR QUE “FONTE MOUSSE”?
Esse nome se deve à espessa camada de musgo que cobre parcialmente a fonte, cuja água escorre pelo limo a uma temperatura constante de 27 graus. Não há inverno, por mais rigoroso que seja, que consiga congelar a água da Fonte Mousse.
A FEIRA de UZÈS
ONDE COMER
Le Logis des Arts. 9 Rue Paul Foussat 30700 – Uzès +33 4 66 63 40 88.
A indicação de Leonor foi excelente. Trata-se de um quintal ensolarado muito bem transado e aconchegante, onde uma comidinha simples e saborosa lhe é servida em meio a obras de arte. Espaço para aproximadamente 20 pessoas ao ar livre.
Aberto todo o ano. Fechado domingo.
De junho a setembro aberto 11h00-22h00 non stop.
De Outubro a Maio abrir 11:00-14:30 e 18:30-21:30.
SOBREMESAS: U-LÁ-LÁ!
E NA PARTE ABRIGADA, FICAM AS OBRAS DE ARTE
A feira é bastante animada e lá o consumidor encontra bastante oferta de alimentos, roupas, artesanatos, calçados, artigos para decoração, plantas,… enfim, há muita coisa para ver. E como o movimento é grande e a feira é extensa, convém chegar cedo para poder transitar com facilidade.
NOTA! Em julho é época do Festival de Música da cidade -Noites Musicais de Uzès
Tudo muito charmoso, mistura de redes e flores em um feira encantadora e encantatória.
Obrigada, Rosa! Beijocas da amiga.
Já deixei lá meu comentário.Bjus,Bom domingo,Rosa
Agradeço e retribuo o carinho. Bjks.