UM POUCO DE HISTÓRIA
O prédio de estilo neoclássico localizado no denominado Centro Histórico de Florianópolis, foi inaugurado em 29 de julho de 1876. Entretanto, seu funcionamento, dependente de vistoria, deu-se a partir de fevereiro de 1877.
O edifício funcionou como alfândega por mais de 90 anos, encerrando suas atividades aduaneiras em 1964 em decorrência do fechamento do porto de Florianópolis, já decadente.
Este edifício foi inaugurado dez anos após o prédio da alfândega ter explodido misteriosamente em 24 de abril de 1866. A explosão foi de proporções gigantescas para a época; tanto que o noticiário O Desterro, neste mesmo dia, noticiou e exibiu os nomes das vítimas: dez pessoas mortas, três gravemente feridas e outras doze com ferimentos leves.
Segundo o jornal, a explosão seguida de incêndio fez estremecer as construções mais próximas inutilizando muitas vidraças.
O prédio – área de 1.300m² – conta com dois pavimentos e, desde 1988, destina-se á venda de artesanatos. São 400 artesãos expondo trabalhos originais e de qualidade. A administração da Casa da Alfândega soube aproveitar o espaço, distribuindo os artistas por categorias dos artigos manufaturados. Assim, cerâmicas e objetos pesados estão separadas de artesanatos mais leves produzidos em teares, em agulhas de tricot, crochet e máquinas de costura. Tudo muito bem organizado.
A Casa da Alfândega é uma das principais atrações turísticas do Centro de Florianópolis, além do Mercado Público, bem ao lado, do Palácio Cruz e Souza, da Catedral e da centenária Figueira da praça.
No Largo da Alfândega, a Prefeitura homenageou as rendeiras da ilha, erguendo um monumento em que se destacam os bilros – peças em madeira utilizadas pelas rendeiras para trançar os pontos das rendas. Quem explica melhor o Guia Floripa.










Visita imperdível em Florianópolis.
MUITO INTERESSANTE VER COMO ESTAS CASA DE CULTURA E ARTESANATO ESTÃO SE PROPAGANDO EM QUASE TODAS AS CIDADES BRASILEIRAS EM ANTIGOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS, COMO FORTES, ALFÂNDEGAS E ATÉ PRISÕES, MUITO BOM.
Rosinha, muito obrigada pelo carinho, por estar acompanhando esta procissão. Só mesmo você…
A Casa da Alfândega é muito bonita e vale uma visita. Os artesanatos são de primeiríssima qualidade e bom gosto.
Bjks e linda semana para todos da família.