BRASIL . RIO de JANEIRO . COPACABANA . Boteco da Garrafa – Parente do Belmonte E Tão Bom Quanto.

Trata-se de mais uma Casa comandada por Antonio Rodrigues. Você pode não estar ligando o nome à p’ssoa, mas tenho certeza de que basta escrever o nome fantasia de seus vários estabelecimentos para você o identificar: Belmonte – rede de boteco familiar que tanto sucesso faz na cidade do Rio de Janeiro.

O Boteco da Garrafa passou recentemente pela segunda reforma e ficou com ares moderníssimos e bem atraente.
O ambiente anterior não tinha essa aparência que transita entre o descontraído e o chic, mas era moderno e bem transado.

O Boteco da Garrafa chama atenção pela cor vermelha de suas luminárias, principalmente à noite. Vermelho aguça o apetite – dizem os entendidos no assunto. Aprendi esse pulo de gato quando fiz curso de decoração e imagino que seja verdade. Basta observarmos marcas famosas de bebidas – refrigerantes, por exemplo – que a cor vermelha está lá. Não só em bebidas, mas em muitos outros produtos.
Agora…, com relação ao Beco da Garrafa, se bobear, a clientela come até as paredes. Por conta do cardápio, claro, que oferece maravilhas bem diferenciadas do Bel (é como os frequentadores mais assíduos, carinhosamente, chamam o Belmonte), mas todas com a mesma qualidade, sabor e generosas porções.
Quem frequenta as casas de Antonio sabe que ele não faz economia nas travessas. Por isso, na hora do balancete ambos saem ganhando: cliente e restaurante.

Do outro lado da calçada está o Belmonte da Bolivar esquina com Domingos Ferreira. Lá os arquitetos criaram um canto especial para grupos de 10 pessoas, e capricharam num sofá confortável modelo Chesterfield.
Esse tipo de sofá só se via em calendário americano de antigamente e, normalmente, servia de apoio para uma pin up girl, tipo Marilyn Monroe, mostrar seu talento em fotos prá lá de sensuais – saudosa Marilyn…

No Boteco da Garrafa o lance do sofá se repete, só que desta vez chamando muuuiiita atenção – são vermelhos, tais qual a cor dominante no ambiente. Aliás, são dois sofás, mas sem esse perfil especial para reunir família e amigos. Quem chegar pode pedir licença, afastar u’a mesa, sentar e ficar à vontade. Melhor ainda porque você pode acabar batendo um papo informal com quem está ao lado e sair de lá com nova amizade.

As casas estão sempre cheias e o El Born, meu predileto entre os três, não foge à regra.

As fotos foram clicadas em momento de abertura da casa, por isso não aparece ninguém. Para conseguir essa proeza tive que esperar por essa oportunidade e consegui.

Apesar da informalidade, o Boteco da Garrafa tem um ar “achiquetado” e à noite o cenário fica ainda mais interessante. Particularmente, acho que os lustres vermelhos que se destacam ao longe, acabam despertando curiosidade para quem ainda não conhece a casa. E nessa de querer matar quem o está matando, o novo cliente chega, entra e torna-se mais um adepto da casa.

A idéia de ambientes abertos, em que você pode acompanhar o movimento da rua, me agrada e isso não falta nesse triângulo Bel, Boteco e Born. Nos três restaurantes o cliente pode optar pelos aparadores ou mesas voltados para a calçada e ficar mais à vontade ainda.

Os pastéis são rechonchudos devido ao recheio. Pastel de vento você não encontra em nenhuma das casas comandadas por Antonio. Queijo, carne ou camarão são deliciosos e vêm crocantes para sua mesa. Sou fã de todos e ainda dos salgados que circulam pelo salão: empadas, bolinhos de carne seca, de feijoada, de bacalhau…

O cardápio é variado, sem contar as sugestões. Os acompanhamentos apresentados no menu podem ser trocados à gosto do freguês.
Arroz, batatas fritas, feijão e farofa acompanham a picanha fatiada. Como arremate, um caprichado molho à campanha. Essa pedida é sucesso absoluto.
O espeto de frango com abacaxi e gengibre não apareceu na foto, mas é também é divino!

Por que Antonio é um empresário de sucesso? Apareça em uma de suas casas… e obterá a resposta.

4 comentários em “BRASIL . RIO de JANEIRO . COPACABANA . Boteco da Garrafa – Parente do Belmonte E Tão Bom Quanto.

    1. Isso mesmo, Rosinha. O Boteco da Garrafa mais parece uma daquelas flores que atrai muitas abelhas, sacumé? Aliás, todas as casas de Antonio são assim. Ele é um baita empresário…
      Obrigada, miga, por mais esse pitaco.

  1. Amiga, assim você me mata bem no meio do meu regime… Deu fome até da tela do computador! Como sempre suas dicas são excelentes! Já anotadas quando eu for ao Rio. Parabéns!

    1. Olá,.amigo! Tudo bem? Pois é, Rodrigo. Moramos bem perto desse triângulo maravilhoso capitaneado pelo jovem, talentoso e bem sucedido Antonio. Quando você vier ao Rio, não se esqueça de se comunicar comigo. Teremos imensa satisfação em acompanhá-lo em um investida dessas.
      Abraços da amiga Marilia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *