FOTO DESTACADA: Beira da estrada que leva os audaciosos (ou os bem preparados) à cachoeira da Lagoa do Peri.

VAI DE QUÊ? PARTIU CENTRO DE FLORIPA!…
De BUSÃO, mais precisamente do antigo terminal da Av. Paulo Fontes, pegue o executivo Pântano do Sul 4120, o amarelinho . Mais informações tais como trajeto, horários e tempo de viagem clique aqui.

De CARRO: pegar a SC-405, passar pelo Rio Tavares e seguir em direção ao Campeche/Armação/Pântano do Sul/Ribeirão da Ilha até encontrar uma bifurcação.
Seguindo à direita, você continuará pela SC-405 e chegará ao Ribeirão da Ilha e à Caieira da Barra do Sul pela antiga estrada.

Para a esquerda, você irá em direção à Armação (do Pântano do sul) pela estrada que passa a ser a SC-406 a partir deste ponto. Passará pelo Morro das Pedras, pelo Parque Municipal da Lagoa do Peri e seguirá em direção ao Pântano do Sul propriamente dito e demais praias anunciadas no título deste post.

Assim que passar pelo Morro das Pedras, logo à direita está a Lagoa do Peri. Impossível passar sem perceber a entrada.

Churrasqueiras são proibidas no parque.

O conforto bem bolado para retirar a areia dos pés.

Não só na Lagoa do Peri, mas em outros parques existentes em Florianópolis, os pequenos comemoram aniversários com tudo a que têm direito: doces, salgados, bolo… uma idéia excelente e que sempre agrada a garotada. E no Verão, não falta o banho na lagoa.

A lagoa foi tombada em 1976 como Patrimônio Natural. O Parque Municipal foi criado e regulamentado entre 1981 e 82. Possui 23 km².

O início da construção da sede foi em 1997 e comporta extensa área de lazer com restaurante, mesas e bancos para piqueniques, área especial para crianças com variedade de brinquedos, área de exercícios e amplo estacionamento. O parque é muito bem cuidado e sinalizado. Há um salva-vidas de plantão na alta temporada e os esportes náuticos não podem ser praticados sem coletes, fornecidos quando do aluguel dos equipamentos.

Antes do estacionamento há uma torneira muito bem arquitetada à disposição: além de economizar água devido ao sistema de bombeamento, só permite a limpeza de pés porque a saída da borracha é baixa, curta, está presa e direcionada unicamente para baixo. Dê uma olhada na brilhante engenharia.

Estacionamento, restaurante e área de exercícios estão logo à direita, na entrada do parque.

Restaurante do parque.
Praça dos Exercícios

Seguindo um pouco mais na direção sul, encontramos as Praias da Armação e Matadeiro e a Ponta das Campanhas – matéria de post já tratado aqui no blog.

Mais um pouco para frente estão: o Pântano do Sul e as praias: dos Açores, Solidão e Saquinho (esta última é acessível apenas por trilha, ou barco quando o mar permite desembarque).
Chegando ao Pântano, você logo verá a praia e poderá estacionar seu veículo na areia dura da praia. Há uma área reservada para isso.

À direita, seguindo pela Estrada João Belarmino da Silva até o final, você passará pela Praia dos Açores – uma extensão da Praia do Pântano do Sul tal qual Leme/Copacabana – e chegará a uma encruzilhada em “T“. Para a direita, você irá para a Costa de Dentro – área de sítios -, caminho para a Cachoeira da Lagoa do Peri.

Costa de Dentro

Eu e meu fiel escudeiro tentamos chegar até lá, mas foi impossível. A estrada é péssima, chão de barro e pedras, muitas curvas, ladeiras íngremes a ponto de o carro escorregar e não conseguir subir (Renault Clio) e, além de tudo, muito longe. Estrada para quem tem um 4×4.

A paisagem do início foi bem convidativa e a estrada também. Logo após começou a piorar bastante, mas mesmo assim seguimos um pouco adiante.

Capela Santa Cruz e N. S. de Fátima.

Antes que acabássemos com o carro de minha cunhada decidimos voltar e retomar nosso caminho até a Praia da Solidão. E do ponto de onde voltamos saquei esta foto:

Enseada do Pântano do Sul. À esquerda, Ponta do Marisco e o bairro Pântano do Sul propriamente dito.

À direita, o bairro dos Açores e a Ponta das Pacas. Ao fundo, Ilhas de Fora e Irmã do Meio.

Na citada encruzilhada em “T” vê-se a placa abaixo, bem indicativa. Você só se perderá se tiver muita personalidade.

À esquerda, chegamos à Praia da Solidão. À direita, a Ponta das Pacas. À esquerda, uma das três ilhas denominadas Ilhas das Três Irmãs: Irmã Pequena, Irmã do Meio e Irmã de Fora, mais próximas de Naufragados.

Praia da Solidão. Ao fundo, o morro que circunda a Praia do Pântano do Sul da foto abaixo.

Ponta do Marisco – Área residencial e comercial.

Ao fundo, Praias da Solidão e Saquinho. Pontas: das Pacas, do Saquinho e do Pasto.

Pesqueiros junto à Ponta do Marisco

Praia do Pântano do Sul.

Praia do Pântano do Sul. Ponta do Marisco à esquerda.

P1110268 - Cópia
Preguiça do mar para se esticar e lamber as areias da beira da praia…

P1110269 - Cópia
Preguiça desse mar até para se dobrar em ondas. Pressa prá quê?

P1110273 - Cópia
Se todos os pântanos…

P1110274 - Cópia
… fossem iguais a você.

img186 cópia

2 comentários em “BRASIL . SANTA CATARINA . FLORIANÓPOLIS . LAGOA DO PERI e PRAIAS da SOLIDÃO dos AÇORES e do PÂNTANO DO SUL . COSTA DE DENTRO e MORRO DAS PEDRAS.