Há três anos o restaurante Coisas de Maria João instalou-se em Santo Antonio de Lisboa com um cardápio de dar água na boca, tais quais Cafés muito bem acompanhados por docinhos, tortas e salgados, e uma loja com vários tipos de artesanatos.
IMAGEM DESTACADA: Local de apresentação dos músicos que abrilhantam os fins de semana do restaurante.
1 – PETISCAR É UM PERIGO!…
No almoço ou jantar você poderá iniciar seus trabalhos pedindo petiscos variados – gostosíssimos e sempre muito bem-vindos… ou você poderá saborear sanduíches incrementados, sem dar a menor bola para a especialidade da casa – Sua Majestade, os famosos risotos.









2 – O BAIRRO
Praça Roldão da Rocha Pires. Essa rua, na lateral da praça, foi a primeira a ser calçada em Florianópolis.
Em 21 de outubro de 1845 a rua foi pavimentada em homenagem a Dom Pedro II, ilustre visitante da Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades.
2.1 – O COMÉRCIO DO BAIRRO
Em Santo Antonio de Lisboa o turista não vai encontrar lojas de roupas e calçados, boutiques de moda em geral, mas encontrará o necessário que atende às necessidades básicas dos moradores, tais quais um mercado, um hipermercado que vende no atacado e no varejo na SC 401 – basta atravessar a rodovia -, um terminal de ônibus, posto de gasolina, vários restaurantes (Santo Antonio é polo gastronômico da Ilha de Sta Catarina), venda de artesanatos e uma praia que rende refrescantes banhos quando a maré está prá peixe.
2.2 – ARTES E TRAMÓIAS
é uma dessas casas da época da colonização açoriana que trabalha com artesanatos e a outra é objeto desta postagem. São as duas mais conhecidas no Centro do bairro.

A casa da esquina, onde fincaram a placa de trânsito, é um bar/botequim. Quase ia me esquecendo. E mais adiante, fica a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades.

1.1 – VOLTEMOS AO QUE INTERESSA
O restaurante é diversificado e também oferece objetos para decoração. Alguns a proprietária manufatura, e outros um amigo arquiteto confecciona.




1.2 – COISAS DE MARIA JOÃO
cresceu a tal ponto, que no sábado à noite, 23 de abril, não havia um lugar disponível no restaurante!
Houve uma apresentação de Wagner Segura – professor de música e compositor, estimadíssimo em Florianópolis – em frente ao restaurante, com direito a fechamento de rua e tudo.
A disputa pelo melhor lugar percebia-se pela posição de mesas e cadeiras. Era um agito só, dos clientes aos funcionários da casa.
Wagner foi quem escolheu a dedo os músicos (pandeiristas, violonistas, clarinetista e sanfoneiro) que o acompanharam em choros e sambas até às 21.30 h.
1.3 – O SHOW de WAGNER SEGURA
No dia 29 de maio, Wagner Segura apresentou-se no Coisas de Maria João a pedido de seus fãs e dos moradores do bairro de Santo Antonio. Como de costume, Wagner prestigiou alunos e ex alunos a quem transmite (transmitiu) sua arte.
A carioca Maria Helena presenteou-nos com sua voz suave e afinada, e tocou na saudade de muitos ao relembrar o passado em algumas canções. Mas não deixou de agradar os mais jovens, ao cantar sucessos recentes para quem nada tem de saudosismo.
1.4 – ATÉ O BOI DE MAMÃO COMPARECEU À FESTA!
Terminada a apresentação de Wagner Segura, um senhor solicitou à plateia que abrisse um bom espaço na rua a fim de que o Boi de Mamão do tradicional Engenho mostrasse sua performance.
Infelizmente, cansada pelo dia bastante atribulado, acabei me retirando e perdi a grande oportunidade de ver o boi “dançar”, mas… não faltarão oportunidades para rever essa tradição ilhoa que tantas vezes, quando criança, vi dançar em frente à casa de minha avó paterna, na rua General Bittencourt.
Eram boizinhos muito simples que as crianças mesmas montavam, cujo objetivo era ganhar algumas balas que os moradores costumavam oferecer nas casas onde se ofereciam prá dançar. Óh, saudade!… E por falar em gado, voltemos à vaca fria:
2 – O ATENDIMENTO
de todas as meninas da comissão de frente do restaurante não decepcionou – foram muito simpáticas, educadas, receptivas e, por conhecerem bem o cardápio, estavam sempre prontas para lhe oferecer o melhor.
A bem da verdade não há no cardápio algo que seja “melhor”, porque a qualidade está presente em todos os itens. Há preferências!, isto sim, mas já se trata de outra conversa.
Agora chega de papo e vamos ao que interessa: a inclusão de algumas fotos e de um rápido vídeo para você ter noção do que acontece no Coisas de Maria João – Risoteria e Café.




No vídeo abaixo, deixei apenas uma idéia do que aconteceu na noite de 23 de maio, mas sem um detalhe: a dança do Boi de Mamão, que acabei perdendo, vencida pelo cansaço. Snif!
THE END
Coisas de Maria João tem muito mais para ser visto. Até as laterais da casa entraram no esquema decorativo de seu interior, totalmente aproveitado em prol dos privilegiados frequentadores.
Quando vou ao bistrô, não sei para que lado olho: se para todas essas peças maravilhosas e coloridas que fazem “psiu!” pra mim o tempo todo, ou se deixo as delícias que me foram servidas esfriarem no prato.
ADOREI A MISTURA DOS TEMPEROS,O BUCÓLICO COM O MODERNO, A DESCRIÇÃO DA VISÃO ATUAL COM O SENTIMENTO DE QUEM VIVEU NA REGIÃO, A DELICADEZA DOS ARTESANATOS COM OS AROMAS DA COZINHA E OS ENCANTOS DE MARÍLIA COM AR POÉTICO DO LOCAL.
Menos, Rosinha. Menos… Hú-húúú! Veja bem quem é a poetisa nessa história.
Bjks.