Foto Destaque: o restaurante Porto do Contrato, visto do trapiche.
ENDEREÇO: Rod. Baldicero Filomeno, 5544 – Ribeirão da Ilha – Florianópolis,SC 88064-002 – Tels: 3337.1026 e 3234.4454.
COMO CHEGAR
Já foi dito e repetido aqui no blog como você poderá chegar ao Ribeirão da Ilha, mas não custa escrever novamente. Vamos lá:
De CARRO: do Centro de Florianópolis, pegar a SC-405.
De ÔNIBUS: Há duas paradas de ônibus no centro de Florianópolis, próximos à Praça XV. Os ônibus de números 561 e 4124 (o amarelinho) passam pelo Ribeirão. O ponto final é na Caieira da Barra do Sul, de onde partem barcos e começa a trilha para Naufragados. Portanto, condução você terá passando pela porta do restaurante.
Em minha modesta opinião os restaurantes Ostradamus, Porto do Contrato e Rancho Açoriano formam um trio gastronômico de difícil escolha para quem aprecia boa culinária em Florianópolis.
Evidentemente, a Ilha de Santa Catarina está pontilhada de atraentes opções (vide a categoria ONDE COMER do blog), inclusive em Shoppings, mas nada se compara ao bairro do Ribeirão da Ilha.
Outro exemplo é Santo Antonio de Lisboa, onde encontramos excelentes restaurantes.
Agora, no meu amado Ribeirão o trio é imbatível e que me perdoe a vizinhança concorrente.
Ambientes descontraídos e comida de qualidade atraem amantes da boa mesa, estejam onde estiverem. O Ribeirão, por exemplo, fica afastado do Centro de Florianópolis, mas isso não passa de mero detalhe. A turma do bom garfo não mede distâncias quando o assunto é comer bem.
Exemplo disso foi a pequena viagem que fizemos – postagem anterior a essa – para saborear a deliciosa comida alemã em São Martinho. Somando ida e volta, percorremos 260 km por caminhos nunca dantes navegados e valeu à pena. Tanto valeu que pretendemos voltar.
As fotos abaixo justificam uma reserva no Porto do Contrato.
Em princípio, pelos compartimentos ocupados pelo restaurante, parece a mim que o proprietário trabalhou nas instalações do antigo porto tão conhecido por Sebastian Cabot.
UM POUCO DE HISTÓRIA
As instalações mais rústicas do restaurante, minhas prediletas, onde é maior o contato com o mar.
AS INSTALAÇÕES MAIS MODERNAS
são elegantes, mas não tão descontraídas quanto as primeiras. Mas, isso não importa, porque a cozinha é a mesma.
RECADO – DEPOIS NÃO DIGA QUE NÃO AVISEI!
Sebastian, materializa-te e volta ao Porto que conhecestes tão bem!…
Faz uma reserva em qualquer mesa em frente ao mar em que navegastes. Vai lá e vê em que transformaram esse cais.
Mas, olha!… Não apareças com trajes complicados! Nem pensar! Deixa a gola embabadada de lado, apara essa barba, porque se o caldinho das Ostras Embriagadas cair em tua barba ou neste saiote que tens ao pescoço, vais pagar mico!… Queres um conselho? Melhor passar antes no barbeiro e fazer barba, cabelo e bigode e depois é só dizer para teus botões: – Partiu Porto do Contrato!
OSTRENTAÇÃO ao vivo e em cores. Observe as “empadinhas” de ostra. No copinho, uma ostra in natura vem mergulhada em vodka, limão e tabasco. E por falar em “porto”, como não se atracar com tanta delícia?
E por falar em Kinder ostra (presume-se que seja uma ostra bebê, uma ostra pequena, talvez…) gostaria de ter visto a ostra cuja casca decora uma das paredes do restaurante na forma de cabide.
R$280,00 (duzentos e oitenta reais) para dividir por cinco pessoas. Melhor desfecho que esse? Preços praticados em 22.3.2015.
BANHEIROS
limpos e bem decorados, a começar pelas molduras dos espelhos que distinguem os espaços masculinos dos femininos.
LUGAR PARADISÍACO, ENCANTADO, E AS COMIDINHAS DÃO VONTADE DE COMER SÓ DE VER.
Rosinha, essas comidinhas são tudo de bom. Além do mais, o lugar ajuda. Bjks. Inté amanhã.