SAINT RAPHAEL, na Côte d’Azur, não é um balneário badalado como Cannes, Nice, Saint Tropez, Antibes ou Saint-Jean-de-Cap-Ferrat e, pelo que me consta, nunca foi lugar que tenha virado moda por conta de algum famoso que tenha passado por lá. E por estar assim quietinho, quando se fala em seu nome quase ninguém sabe aonde fica. Por incrível que pareça, até amigos que já estão cansados de viajar mundo afora, nunca ouviram falar em Saint Raphael, e cá prá nós não sabem o que estão perdendo!
IMAGEM DESTACADA – Flores plantadas nos canteiros da Avenida
CÔTE D’AZUR BY BUS – CANNES . BIOT . VENCE . MENTON
PONTO DE PARTIDA – NICE, PLACE ALBERT 1ER/VERDUN
Que o trem é um meio de transporte confortável e rápido nós sabemos, bem como que a malha ferroviária na Europa tem ampla cobertura em cada país. Entretanto, o que vemos pela janela de um trem nem sempre se equipara ao que vemos pelas janelas de um ônibus. Principalmente, quando a locomoção é entre cidades litorâneas, sejam onde for. Daí me veio a idéia de fazer uma postagem que indicasse como circular pela CÔTE D’AZUR, BY BUS.
NICE/MENTON – LINHA 100
Tudo começou com a dificuldade que tivemos para encontrar o ponto do ônibus nº 100 – NICE/MENTON-, citada em outro post. Daí, me perguntei: – Por que não informar aqui no blog onde param os ônibus que partem para Cannes, Biot, Vence (St. Paul de Vence) e outras localidades próximas de Nice? Viajei em quase todos esses ônibus (menos o 94), e por isso procurarei repassar os pormenores.
IMAGEM DESTACADA – Ponto de Ônibus da Praça Alberto I
PARA COMEÇAR,
Descobri um site português interessantíssimo, que resume tudo – clique aqui e saiba mais. Trata-se de um trabalho prá ninguém botar defeito e que pode ser acrescentado aos favoritos. Lá, trajetos por barco, automóvel, avião, trem e ônibus são mostrados sem complicação alguma.
AS LINHAS DE ÔNIBUS
anunciadas no título (exceto a 10 e a 100) param todas no mesmo lugar. Onde? Na pracinha Jardin de l’Arménie. Esta praça fica entre o Hotel Méridien – um prédio grande que faz esquina com a Promenade des Anglais – e a Praça Alberto I.
LINHA 94 – NICE/VENCE
neste link você encontra itinerários de acordo com um calendário a sua escolha. Basta preencher os campos e acompanhar o trajeto no mapa. Muito legal.
LINHA 100 – ATENÇÃO AQUI!
Aqui embaixo do 94 coloquei o 100, mas foi apenas para não sair da ordem. Aliás, é bom chamar atenção para o seguinte: esta linha faz um trajeto diametralmente oposto às demais.
Como assim? A linha 100 vai de NICE a MENTON (cidade próxima à fronteira com a Itália), e o ponto fica na Av. Saint Sebastian, na lateral do Museu de Arte Contemporânea, em frente ao Monoprix. Para melhor visualização dos lugares por onde passa e os horários, melhor você clicar aqui, além de consultar o mapa.
A LINHA 200
Vai até Cannes e leva aproximadamente 1.30 h no percurso. O ônibus sai de NICE, da Avenue de Verdun (onde está o Jardin de L’Arménie), e passa por Saint Laurent du Var/ Gros de Cagnes/ Cagnes-sur-Mer/ Villeneuve Loubert/ La Fontonne – Gare de Biot (aqui é onde você salta para pegar o ônibus que sobe até Biot) /Antibes/ Juan Les Pins/ Vallauris Golfe Juan/ La Source e CANNES. Consulte os horários de chegadas e partidas aqui. Ou então aqui LINHA 200 CANNE-NICE > LINHA 200 NICE-CANNE.
O ÔNIBUS 400
Vai até VENCE. Mas, como a maioria das pessoas destina-se a SAINT PAUL DE VENCE, deverá observar se no ônibus está escrito VENCE “PAR” SAINT PAUL. Para ver itinerário e horários clique aqui; ou aqui LINHA 400 – LINHA NICE VENCE; e ainda aqui LINHA 400 NICE – VENCE.
O QUE SIGNIFICA “PAR PÉNÉTRANTE”?
Segundo Thiago, um brasileiro morador de Nice, em alguns horários do dia (são poucos, segundo ele), após a parada Le Tunnel o ônibus passa por ruas que encurtam um pouco o caminho. Nada demais, segundo ele, porque logo após essas paradas o motorista retoma o trajeto e segue até Vence.
ÔNIBUS 500
NICE/GRASSE – Essa viagem dura cerca de 1.30 h. Para saber o Itinerário e horários clique aqui, ou então aqui LINHA ONIBUS 500 – NICE GRASSE. Esta linha sai de Nice – ponto citado e mostrado acima – e passa pelas localidades de St. Laurent > Les Gros > Cagnes-sur-Mer > Villeneuve > Roquefort Les Pins > Le Rouret > Chatêau Neuf > Magagnosc e Grasse.
BIOT
Caso você parta de Nice em trem ou ônibus 200, salte na Gare de Biot e entre na estrada D4, onde você verá setas indicando a direção da cidade de Biot. Após 100 metros mais ou menos, você encontrará do lado esquerdo um parque de diversões chamado Antibesland. Achou! O ponto do ônibus fica em frente e é este que você vê na foto. Na verdade, esta estrada fica entre dois parques, sendo um deles aquático – serve de sugestão de divertimento.
NOTA
Normalmente, os pontos de ônibus ficam um em frente ao outro. Explico: na hora em que você saltar, observe que para voltar ao lugar de onde partiu, o ponto do mesmo ônibus estará do outro lado da rua.
Oh, se me lembro!… Saímos do hotel em torno de 9.30 h com destino a Menton e rumamos em busca da Gare Routière (Rodoviária) que, segundo indicações obtidas na internet, localizava-se entre a Praça Massena e o Centro de Convenções Acrópolis (1 Esplanade Kennedy, 06300).
Foto Destacada: Limão – O produto agrícola mais abundante da região.
Ao comentarmos que iriamos viajar para Fortaleza, as indicações para que conhecêssemos a barraca Crocobeach, na Praia do Futuro, foram as melhores possíveis.
IMAGEM DESTACADA: Detalhe da Crocobeach.
O QUE CHAMAVAM DE BARRACA
tratava-se de uma espécie de resort, longe, muito longe de ser o que conhecemos aqui no Rio de Janeiro como barraca de praia.
Ao chegarmos à Crocobeach nos deparamos com uma propriedade semelhante a um cenário de filme rodado na Jamaica ou um outro Caribe qualquer: coqueiros, lagos artificiais, restaurantes, boutiques – incluindo uma farmácia -, local para massagens na beira da praia, piscina (adulto e infantil), bar e ainda um auditório onde apresentam shows em dias previamente anunciados. Uma imensidão de laser de dar gosto ver. Ah! E a praia, com um baita suporte para os banhistas: cofres! presos embaixo de guarda-sóis de sapê.
ASSALTOS!
Esse lance do cofre confirmou o que um amigo me havia dito: que ele saiu da Crocobeach e minutos após a “barraca” foi assaltada. Bandidos fizeram uma limpa geral nos banhistas e nas gavetas do pequeno comércio que funciona no oásis.
Segundo mais informações, os assaltos correm soltos na Praia do Futuro. Nós mesmos, ao passearmos à noite pelo calçadão da Praia do Meirelles, fomos avisados por uma senhora que caminhava bem próxima a nós, que tivéssemos muito cuidado com assaltos e batedores de carteira. O sotaque denuncia logo que é ‘minhoca’ e quem não é, e o turista acaba virando alvo. Felizmente nada aconteceu.
Após essa visita retornamos algumas vezes à Fortaleza, mas não conferimos se o oásis da Praia do Futuro continua do mesmo jeito. Ao atualizar a página, deparei-me com uma novidade: um hotel espetacular construído quase em frente à barraca Crocobeach, de sua propriedade. Gostamos do que vimos no site e já estamos nos programando para uma viagem à Fortaleza assim que possível. Confiram clicando aqui.
ROTA DAS EMOÇÕES– Esta página foge do perfil que tenho postado no blog pelo seguinte: trata-se de uma viagem que postei em um site de viagens que fechou suas portas, porém não comunicou a falência a seus colaboradores. Quando me deparei com essa realidade senti muito por meu trabalho perdido. De tudo que postei – e só de fotos foram mais de duas mil -, consegui salvar apenas este texto e ainda me dei por feliz.
ROTA DAS EMOÇÕES – O QUE É ?
Esta rota, que faz jus a seu nome, compreende os LENÇÓIS MARANHENSES, o DELTA DO PARNAÍBA, no Piauí, e a COSTA DO SOL POENTE CEARENSE – Jericoacoara e Camocim.
ALGUMAS DICAS DA ROTA DAS EMOÇÕES
OBS: Os mapas dão a idéia do caminho percorrido de Fortaleza até São Luiz. Na verdade, o Google não conseguiu calcular a Rota das Emoções exatamente como traçamos. Por exemplo: de Tutóia seguimos até Caburé, na foz do Rio Preguiças. Neste ponto uma lancha nos aguardava para subirmos o rio e chegarmos a Barreirinhas, de onde partimos para São Luiz após alguns dias.
NICE Nice, fundada pelos gregos, fica localizada na Baie des Anges e é o segundo destino mais procurado depois de Paris. É uma cidade que se adequa ao perfil do viajante que adora ficar algum tempo em um só lugar assim como eu. Motivos? Muitas atrações para o visiante explorar, fica próxima de muitas comunas interessantess, e no centro dito nervoso oferece comércio sortido. Aliar a vontade de sugar tudo que uma cidade possa me oferecer ao comodismo de não ter que andar frequentemente empurrando malas é uma fórmula que tem dado certo. Viajar por própria conta é trabalhoso porque requer a elaboração de um roteiro que tenha princípio, meio e fim. E como não deixo nada para resolver “quando chegar lá”, tudo tem que estar engrenado.
IMAGEM DESTACADA: Palácio da Prefeitura, no Centro.
Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. Privacy policyAceito